Formação de professores em educação a distância para a sociedade em rede
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12977Palavras-chave:
Educação, Cibercultura, Sociedade em rede, Formação de professores.Resumo
A sociedade conectada, na perspectiva da cibercultura, influenciada pela globalização, sustenta uma perspectiva de comunidade global em que sujeitos se deparam com possibilidades quase infinitas de troca de informações por meio das tecnologias da informação e da comunicação. O estudo visa analisar a formação de professores em EaD pela ótica da Sociedade em Rede. Metodologicamente, o texto foi construído por meio de pesquisa bibliográfica. Os fundamentos teóricos estão pautados em Castells (2009), Levy (2007), Mészáros (2008), Lapa e Pretto (2010), Santos (2009), Dantas (2017), dentre outros. Os resultados apontam que a viabilidade da formação de professores na perspectiva da sociedade em rede se efetivará quando a tecnologia servir aos interesses transformadores da realidade social. Conclui-se que a formação docente nesta perspectiva pode ser capaz de produzir conhecimentos no âmbito da cibercultura, firmando o laço entre educação e cultura. Mesmo utópica, esta ação formativa pode ultrapassar os limites do próprio campo educacional, fortalecendo culturas e valores.
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