Experiências significativas em artes visuais na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14487

Palavras-chave:

Artes visuais, Educação infantil, Formação de professor

Resumo

Este estudo investigou a relevância das experiências estéticas na formação do professor atuante na Educação Infantil, no sul do estado de Minas Gerais. Refletimos sobre a necessidade e a importância do ensino por meio de experiências estéticas significativas pautadas pela imaginação criadora, a sensibilidade, a educação do olhar, o protagonismo infantil e a relação da arte na educação como expressão vital para a criança na formação das linguagens plástica e visual. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou a técnica do grupo focal com oito professoras, sobre o qual os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos comprovaram o descompasso existente entre a teoria e as metodologias contemporâneas, em relação às práticas vigentes. Constatou-se que o professor necessita vivenciar experiências estéticas a fim de ampliar o olhar para além do estereótipo, e possibilitar que as crianças exercitem o potencial criativo com liberdade de expressão e imaginação.

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Biografia do Autor

Simone Aparecida Martins, Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG), Guaxupé – MG

Docente do Curso de Pedagogia. Mestrado em Educação (CUML).

Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de Mattos, Centro Universitário Moura Lacerda (CUML), Ribeirão Preto – SP

Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutorado em Artes (ECA/USP).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

MARTINS, S. A.; MATTOS, M. de F. da S. C. G. de. Experiências significativas em artes visuais na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 2199–2220, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.14487. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14487. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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