A supervisão de ensino como indutora do fortalecimento na formação continuada dos profissionais da educação da Rede Pública Estadual Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14535

Palavras-chave:

Supervisão de ensino, Formação continuada, Profissionais da educação

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar a contribuição do supervisor de ensino ao analisar à importância da sua ação e em que medida provoca nos profissionais da educação reflexão da proposta de formação continuada oferecida pela Rede Pública Estadual Paulista. Trata-se de uma discussão com vistas apreender e analisar os desafios postos ao supervisor de ensino na gestão de formação continuada aos profissionais da educação desta rede pública. Conclui-se que os desafios em voltas da ação supervisora junto a formação dos profissionais da educação pode contribuir para a melhoria da qualidade de ensino oferecido aos alunos das escolas públicas, uma vez que ao acesso e permanência na escola pública já foram garantidos quase em sua totalidade e pode fortalecer o oferecimento de uma escola com mais qualidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chelsea Maria de Campos Martins, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Paulo César Cedran, Centro Universitário Moura Lacerda, Jaboticabal – SP

Docente no Curso de Educação Física e Supervisor de Ensino/SEE/SP. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

Referências

ABDALLA, M. de F.; GALVÃO, V. S. Formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 9., 2007, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: UNESP, 2007.

APASE. Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo. SAS: subsídios à ação supervisora. São Paulo: SPEL Gráfica e Editora Ltda, 2004.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996.

CASASSUS, J. Tarefas da educação. Campinas: Autores Associados, 1995.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200004

JULIÀ, D. A. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2008.

LUCCHESI, M. A. S. Buscando novos caminhos para a supervisão. In: ALONSO, M. (Org.). O trabalho docente: teoria & prática. São Paulo: Pioneira, 1999.

MELLO, G. N. Cidadania e competividade: desafios educacionais do terceiro milênio. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

MURRIE, Z. Caderno do Gestor. São Paulo :SEE/SP, 2008. n. 1.

NEUBAUER, R. Descentralização no Estado de São Paulo. In: COSTA, V. L. C. (Org.). Descentralização da Educação: novas formas de coordenação e financiamento. São Paulo: FUNDAP, Cortez, 1999.

NUNES, C. Gestão Educacional, relações de poder e novos sujeitos sociais. In: SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL, 7., 2009, Campinas. Anais [...]. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2009.

PRADO, G. V. T. Ensino Fundamental de nove anos: currículo e expectativas de aprendizagem. In: SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL, 7., 2009, Campinas. Anais [...]. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2009.

SANDER, B. Gestão da Educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Comunicado SE de 05-12-2000.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Decreto n. 64.187/2019. Dispõe da reorganização a Secretaria da Educação e dá providências correlatas. Diário Oficial: São Paulo, DF, p. 3, 18 abr. 2019.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Descentralização e reformas no Ensino Fundamental: unindo para construir com sucesso, uma escola de cara nova para São Paulo. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação, FUNDAP, 1997. v. 2.

SÃO PAULO (estado). Instruções Especiais SE n. 03/2008, de 11 abr. 2008. Concurso público de prova e títulos, de 372 (trezentos e setenta e dois) cargos, e outros que vierem a surgir no decorrer do prazo de validade do concurso de Supervisor de Ensino – SQC – II- QM, da classe de suporte pedagógico do quadro do magistério da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Diário Oficial: São Paulo, SP, 12 abr. 2008.

SÃO PAULO (estado). Lei complementar estadual n. 744, de 28 de dezembro de 1993. Institui vantagens pecuniárias para os integrantes da classe de supervisor de ensino, do quadro do magistério, e dá outras providências. Diário Oficial: São Paulo, SP, p. 7, 29 dez. 1993. PLC 61/1993

SÃO PAULO (estado). Resolução SE 76, DE 7-11-2008. Dispõe sobre a implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, nas escolas da rede estadual. Diário Oficial: São Paulo, SP, 8 nov. 2008.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. PEC/FOR PROF – Formação de Professores em exercícios: curso especial de formação de professores de 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental. Programa de Educação Continuada. Governo do Estado de São Paulo, 15 fev. 2001.

VIEIRA, S. L. Escola-função social, gestão e política educacional. In: FERREIRA, N. S.; AGUIAR, M. A. S. (Org.). Gestão da Educação: impasses perspectivas e compromissos. São Paulo, Cortez, 2001.

Publicado

01/12/2020

Como Citar

MARTINS, C. M. de C.; CEDRAN, P. C. A supervisão de ensino como indutora do fortalecimento na formação continuada dos profissionais da educação da Rede Pública Estadual Paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2777–2788, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14535. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14535. Acesso em: 21 nov. 2024.