Docência(s) – história, formação e prática escolares
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15323Palavras-chave:
Docência, Ensino, Formação de professores da educação básicaResumo
Este texto, de natureza introdutória, ergue discussões sobre a docência em diferentes espaços e níveis educacionais. Apresenta o conjunto de artigos produzidos por professores e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais que socializam investigações validando a docência a partir de um enfoque histórico, da formação docente e das práticas escolares. Defende a docência como uma ação complexa situada no tempo histórico, bem como em um contexto social, cultural e político. Argumenta, com base nas produções acadêmicas aludidas no dossiê, que a docência contribui para a formação humana e crítica do sujeito.
Downloads
Referências
ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I.; MEDEIROS, E. A. Desarrollo profesional de los formadores de docentes: calificaciones de las relaciones establecidas con estudiantes de pregrado. Revista Diálogo Educacional, Curitiba (PR), v. 21, n. 68, p. 27-48, jan./mar. 2021.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 34. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2011.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jean Mac Cole Tavares Santos, Lia Machado Fiuza Fialho, Emerson Augusto de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.