Atividades acadêmicas de estudantes com deficiência visual

Ensino Superior no contexto de ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16631

Palavras-chave:

Ensino superior, Atividades acadêmicas, Ensino Remoto, Deficiência visual

Resumo

O objetivo foi caracterizar as atividades acadêmicas de estudantes com deficiência visual do ensino superior em situação de ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa teve delineamento exploratório descritivo e método de análise de conteúdo com amostra de conveniência. Foi desenvolvida por meio de recursos tecnológicos, com a utilização de roteiro de entrevista semiestruturado e do questionário Critério de Classificação Econômica Brasil. Participaram nove estudantes do ensino superior adultos com deficiência visual. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Não houve diferença significativa entre estudantes de graduação e pós-graduação quanto à dificuldade em utilizar os recursos eletrônicos, contudo, os pós-graduandos relataram maior cansaço e problemas de saúde nesse período relacionados ao aumento da demanda e uso excessivo de tela. É necessário refletir sobre aspectos positivos do ensino remoto emergencial que poderiam ser utilizados no ensino presencial para estudantes com deficiência visual e estabelecer um plano de estratégias acessíveis para ofertas futuras.

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Biografia do Autor

Josana Carla Gomes da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial.

Carolina Severino Lopes da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Professora no Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs). Doutorado em Educação Especial (UFSCar).

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Publicado

08/12/2023

Como Citar

SILVA, J. C. G. da; COSTA, C. S. L. da. Atividades acadêmicas de estudantes com deficiência visual: Ensino Superior no contexto de ensino remoto emergencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023125, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16631. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16631. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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