Inclusão digital na educação superior
Reflexões sobre as ações no campo da assistência estudantil
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17184Palavras-chave:
Assistência estudantil, Educação superior, Inclusão digital, Vulnerabilidade socialResumo
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada “Assistência Estudantil e Inclusão Digital: um estudo sobre as ações na UFSM”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Objetiva discutir a relevância das ações de inclusão digital e seus desdobramentos frente às desigualdades social, educacional e digital no contexto da Assistência Estudantil. A partir de revisão de literatura, verifica-se que a Assistência Estudantil é uma política pública que oportuniza condições para a permanência dos estudantes na educação superior pública e tem potencializado modificações em relação à desigualdade de oportunidades de acesso, permanência e conclusão dos cursos. Entretanto, sinaliza a complexidade e a necessidade de promoção de ações nos diversos eixos do Programa Nacional de Assistência Estudantil e a sua articulação com outras ações da universidade. Na perspectiva da inclusão digital, evidencia a necessidade de um maior debate e priorização pelas instituições.
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