Inclusão digital na educação superior

Reflexões sobre as ações no campo da assistência estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17184

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Educação superior, Inclusão digital, Vulnerabilidade social

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada “Assistência Estudantil e Inclusão Digital: um estudo sobre as ações na UFSM”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Objetiva discutir a relevância das ações de inclusão digital e seus desdobramentos frente às desigualdades social, educacional e digital no contexto da Assistência Estudantil. A partir de revisão de literatura, verifica-se que a Assistência Estudantil é uma política pública que oportuniza condições para a permanência dos estudantes na educação superior pública e tem potencializado modificações em relação à desigualdade de oportunidades de acesso, permanência e conclusão dos cursos. Entretanto, sinaliza a complexidade e a necessidade de promoção de ações nos diversos eixos do Programa Nacional de Assistência Estudantil e a sua articulação com outras ações da universidade. Na perspectiva da inclusão digital, evidencia a necessidade de um maior debate e priorização pelas instituições.

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Biografia do Autor

Adauton Ezequiel Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação. Doutorado em Educação (UFSM).

Andréa Forgiarini Cecchin, Universidade Federal de Santa Maria

Assistente Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional (UFSM).

Vanessa dos Santos Nogueira, Faculdade SOBRESP

Professora. Doutorado em Educação (UFSM).

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Publicado

01/08/2023

Como Citar

MÜLLER, A. E.; CECCHIN, A. F.; NOGUEIRA, V. dos S. Inclusão digital na educação superior: Reflexões sobre as ações no campo da assistência estudantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023044, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17184. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17184. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos