Iniciativa de redução das violências nas escolas

O caso de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17877

Palavras-chave:

Violências, Escola Pública, Santa Catarina, NEPRE

Resumo

Este artigo analisa as ações que vêm sendo organizadas pelas equipes dos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPREs). O NEPRE está vinculado à Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola, implementada pela Secretaria de Estado de Educação (SED) de Santa Catarina. A base empírica deste texto é uma pesquisa documental, de natureza qualitativa. Evidenciou-se que as ações desenvolvidas pelos núcleos oscilam entre medidas pontuais e as que demandam de investimento financeiro, de pessoal e de estrutura física. A política que embasa o NEPRE possui validade, mas demanda de vitalidade. Do ponto de vista legislativo, constitui uma política da rede estadual de educação, recebe incentivos formativos da SED e busca estabelecer parceria com a rede de proteção que faz parte da escola. O NEPRE pode ser considerado uma iniciativa promissora, contudo, trata-se de uma ação que requer consolidação.

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Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Doutorado em Educação (UNOESC).

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Pós-doutorado em Ciências da Educação e Psicologia (UC-Portugal).

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Publicado

26/12/2023

Como Citar

TESSARO, M.; TREVISOL, M. T. C. Iniciativa de redução das violências nas escolas: O caso de Santa Catarina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023155, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17877. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17877. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos