A importância da construção de redes de conhecimento em IES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18393

Palavras-chave:

Redes de Conhecimento, Conhecimento, Informação, Inteligência, Instituições de Ensino Superior

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão inseridas em ambientes com um número inimaginável de informações e conhecimentos. Isso proporciona a construção de redes de informações e conhecimentos extremamente dinâmicas. A pesquisa foi realizada em uma IES do estado de São Paulo, dotando-se do método de estudo de caso, permitindo a construção da rede de conhecimento da IES. Realizou-se o mapeamento das fontes e fluxos de informações e conhecimentos. O resultado proporcionou a construção do sociograma da IES, demonstrando as relações de acesso de conhecimentos e informações entre indivíduos da instituição e ao ambiente externo. Demonstrou-se que as fontes e fluxos de conhecimento existentes proporcionam sustentação para a construção de novas inteligências e conhecimentos. Identificou-se também a centralização desses recursos em indivíduos do ambiente interno, bem como a pouca percepção da importância das fontes e fluxos externos. Gerou-se recomendações para a IES realizar melhor uso desses recursos de maneira estruturada.

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Biografia do Autor

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações Inovadoras. Doutorado em Ciência da Informação (UNESP).

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista

Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Doutorado em Ciências da Comunicação (USP).

Michael J. D. Sutton, Anaheim University

Professor  e Pesquisador, Akio Morita School of Business;  PhD in Science Information, McGill University: Montreal, Quebec, CA.

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Publicado

26/02/2024

Como Citar

JORGE, C. F. B.; VALENTIM, M. L. P.; SUTTON, M. J. D. A importância da construção de redes de conhecimento em IES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024024, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18393. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18393. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos