O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18559Palavras-chave:
Clube de Matemática, Organização do ensino, Ensino, AprendizagemResumo
O desafio de ensinar matemática de modo a que todos aprendam tem levado professores e pesquisadores a refletirem sobre possibilidades de superá-lo. O presente artigo objetiva discutir sobre aspectos que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da matemática a partir da organização do ensino na perspectiva do Clube de Matemática. O Clube de Matemática envolve alunos, professores e futuros professores na organização de ações voltadas para estudantes de escolas públicas. Grupos de várias instituições brasileiras o têm adotado, sendo que aqui se apresentam dados de uma pesquisa desenvolvida em uma delas, apoiada teórica e metodologicamente na perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados indicam o potencial formativo da organização analisada em relação ao planejamento pautado no movimento lógico-histórico do conceito; da interação entre os estudantes mediada pela linguagem; da avaliação orientada para a reorganização das ações; e da compreensão de espaços coletivos como possibilidade de desenvolvimento de todos os participantes.
Downloads
Referências
ARAUJO, E. S.; MORAES, S. P. G. de. Dos princípios da pesquisa em educação como atividade. In: MOURA, M. O. (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p.47-70.
CARAÇA, B. de J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Sá da Costa, 1951.
CUNHA, Luana Pereira da. Aprendizagens docentes em cena: a organização do ensino na perspectiva de situações desencadeadoras de aprendizagem no CluMat. Orientadora: Halana Garcez Borowsky. 2023. 249 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.
KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978. (Coleção Perspectivas do homem. v. 123.)
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes Ltda, 1978.
LEONTIEV, A. N. Atividade. Consciência. Personalidade. Trad. Priscila Marques. Bauru, SP: Mireveja, 2021.
MORAES, S. P. G. Avaliação do processo e ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
MOURA, M. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. 2000. Tese (Livre-Docência em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
MOURA, M. O. A Atividade de Ensino como ação formadora. In: CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2001.
MOURA, M. O. de (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017.
MOURA, M. O. Atividade de formação em espaço de aprendizagem da docência: o Clube de Matemática. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, v. 7, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16028/10834. Acesso em: 21 fev. 2021.
MOURA, M. O. de.; SFORNI, M. S. de F.; ARAÚJO, E. S. Objetivação e apropriação de conhecimentos na atividade orientadora de ensino. Teoria e prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15674. Acesso em: 10 ago. 2023.
MOURA, M. O. de; SFORNI, M. S. de F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: LEONTIEV, A. N. et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Halana Garcez Borowsky, Luana Pereira da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.