O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18559

Palavras-chave:

Clube de Matemática, Organização do ensino, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O desafio de ensinar matemática de modo a que todos aprendam tem levado professores e pesquisadores a refletirem sobre possibilidades de superá-lo. O presente artigo objetiva discutir sobre aspectos que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da matemática a partir da organização do ensino na perspectiva do Clube de Matemática. O Clube de Matemática envolve alunos, professores e futuros professores na organização de ações voltadas para estudantes de escolas públicas. Grupos de várias instituições brasileiras o têm adotado, sendo que aqui se apresentam dados de uma pesquisa desenvolvida em uma delas, apoiada teórica e metodologicamente na perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados indicam o potencial formativo da organização analisada em relação ao planejamento pautado no movimento lógico-histórico do conceito; da interação entre os estudantes mediada pela linguagem; da avaliação orientada para a reorganização das ações; e da compreensão de espaços coletivos como possibilidade de desenvolvimento de todos os participantes.

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Biografia do Autor

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul – RS – Brasil.

Doutora em Educação (USP). Mestre em Educação Matemática (UNESP). Licenciada em Matemática (UNIJUI). Docente do Departamento de Metodologia do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN/CE/UFSM). É professora dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia; do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF/UFSM).

Halana Garcez Borowsky, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS – Brasil.

Doutora em Educação (UFSM). Mestre em Educação (UFSM). Licenciada em Pedagogia. Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – Rio Grande do Sul (RS).

 

Luana Pereira da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil.

Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Formada em Pedagogia. Docente da Rede Pública Municipal de Macaíba (RN).

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES, A.; BOROWSKY, H. G.; CUNHA, L. P. da. O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024071, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18559. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18559. Acesso em: 21 dez. 2024.