O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18559

Palavras-chave:

Clube de Matemática, Organização do ensino, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O desafio de ensinar matemática de modo a que todos aprendam tem levado professores e pesquisadores a refletirem sobre possibilidades de superá-lo. O presente artigo objetiva discutir sobre aspectos que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da matemática a partir da organização do ensino na perspectiva do Clube de Matemática. O Clube de Matemática envolve alunos, professores e futuros professores na organização de ações voltadas para estudantes de escolas públicas. Grupos de várias instituições brasileiras o têm adotado, sendo que aqui se apresentam dados de uma pesquisa desenvolvida em uma delas, apoiada teórica e metodologicamente na perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados indicam o potencial formativo da organização analisada em relação ao planejamento pautado no movimento lógico-histórico do conceito; da interação entre os estudantes mediada pela linguagem; da avaliação orientada para a reorganização das ações; e da compreensão de espaços coletivos como possibilidade de desenvolvimento de todos os participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul – RS – Brasil.

Doutora em Educação (USP). Mestre em Educação Matemática (UNESP). Licenciada em Matemática (UNIJUI). Docente do Departamento de Metodologia do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN/CE/UFSM). É professora dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia; do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF/UFSM).

Halana Garcez Borowsky, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS – Brasil.

Doutora em Educação (UFSM). Mestre em Educação (UFSM). Licenciada em Pedagogia. Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – Rio Grande do Sul (RS).

 

Luana Pereira da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil.

Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Formada em Pedagogia. Docente da Rede Pública Municipal de Macaíba (RN).

Referências

ARAUJO, E. S.; MORAES, S. P. G. de. Dos princípios da pesquisa em educação como atividade. In: MOURA, M. O. (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p.47-70.

CARAÇA, B. de J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Sá da Costa, 1951.

CUNHA, Luana Pereira da. Aprendizagens docentes em cena: a organização do ensino na perspectiva de situações desencadeadoras de aprendizagem no CluMat. Orientadora: Halana Garcez Borowsky. 2023. 249 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978. (Coleção Perspectivas do homem. v. 123.)

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes Ltda, 1978.

LEONTIEV, A. N. Atividade. Consciência. Personalidade. Trad. Priscila Marques. Bauru, SP: Mireveja, 2021.

MORAES, S. P. G. Avaliação do processo e ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

MOURA, M. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. 2000. Tese (Livre-Docência em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MOURA, M. O. A Atividade de Ensino como ação formadora. In: CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2001.

MOURA, M. O. de (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017.

MOURA, M. O. Atividade de formação em espaço de aprendizagem da docência: o Clube de Matemática. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, v. 7, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16028/10834. Acesso em: 21 fev. 2021.

MOURA, M. O. de.; SFORNI, M. S. de F.; ARAÚJO, E. S. Objetivação e apropriação de conhecimentos na atividade orientadora de ensino. Teoria e prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15674. Acesso em: 10 ago. 2023.

MOURA, M. O. de; SFORNI, M. S. de F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: LEONTIEV, A. N. et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES, A.; BOROWSKY, H. G.; CUNHA, L. P. da. O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024071, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18559. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18559. Acesso em: 31 ago. 2024.