O QUE FAÇO COM O QUE FIZERAM DE MIM? A IDENTIDADE DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19614

Palavras-chave:

Deficiência, Ensino Superior, Identidade, Psicologia, Universitários

Resumo

Este artigo, relato qualitativo, procura analisar a construção do processo de identidade de estudantes autodeclarados como pessoas com deficiência, iluminando como percebem sua condição e suas experiências no contexto universitário. Foram entrevistados 21 estudantes de duas universidades, do Brasil e de Portugal. Os seus relatos sobre as trajetórias de vida foram examinados pelo Núcleo de Significação. A partir da análise de oito indicadores, observou-se fatos, acontecimentos, ausências/presenças materiais e humanas que têm impactado positivamente ou negativamente a construção das suas identidades. Destacam-se aspectos de natureza biológica, social e religiosa que permeiam a aceitação da deficiência. Ressalta-se a necessidade de enxergar a deficiência como uma característica do ser humano e valorizar a presença dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. Pretende-se que o estudo contribua para garantir o reconhecimento de direitos e oportunidades diferenciadas nos diversos meios sociais aos estudantes com deficiência e que suas identidades sejam cada vez mais valorizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Camilo Ciantelli, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru – SP – Brasil.

Psicóloga, Pós-Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Unesp/Bauru.

Lúcia Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru – SP – Brasil.

Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Faculdade de Ciências, Unesp/Bauru.

Maria Helena Martins, Universidade do Algarve (UAlg), Faro – Algarve – Portugal.

Professora Auxiliar, Departamento de Psicologia e Ciências da Educação.

Referências

ACCARDO, A. L.; BEAN, K.; COOK, B.; GILLIES, A.; EDGINGTON, R.; KUDER, S. J.; BOMGARDNER, E. M. College access, success and equity for students on the autism spectrum. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 49, n. 12, p. 4877-4890, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-019-04205-8. Acesso em: 10 ago. 2023.

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia ciência e profissão, v. 2, n. 26, p. 222-245, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/QtcRbxZmsy7mDrqtSjKTYHp. Acesso em: 01 abr. 2023.

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagogia, Brasília, DF, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y7jvCHjksZMXBrNJkqq4zjP. Acesso em: 01 abr. 2023.

BERGGREN, U. J.; ROWAN, D.; BERGBÄCK, E.; BLOMBERG, B. Disabled students experiences of higher education in Sweden, the Czech Republic, and the United States – a comparative institutional analysis, Disability & Society, v. 31, n. 3, p. 339-356, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09687599.2016.1174103. Acesso em: 12 ago. 2023.

BOCK, G. L. K.; NUERNBERG, A. H. As concepções de deficiência e as implicações nas práticas pedagógicas. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA (COEB), 7., 2018, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Prefeitura de Florianópolis, 2018, p. 1-10.

BRANCO, A. P. S. C.; CIANTELLI, A. P. C. Interações familiares e deficiência intelectual: uma revisão de literatura. Pensando famílias, v. 21, n. 2, p. 149-166, dez., 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2017000200012. Acesso em: 12 ago. 2023.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3 n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em 12 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015.

CIAMPA, A.C. Identidade. In: LANE, S.; CODO, W. (org.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a História da Severina. 1. ed., São Paulo: Brasiliense, 2001. 242 p.

CIANTELLI, A. P. C.; LEITE, L. P. Psicologia e Inclusão: uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior. Educação e Filosofia, v. 36, n. 76, p. 97–132, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803. Acesso em: 05 abr. 2023.

ERIKSON, E. H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

GLAT, R. Somos iguais a vocês: depoimentos de mulheres com deficiência mental. Rio de Janeiro: Agir, 1989.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.

HUGHES, B.; PATERSON, K. Then social model of disability and the disappearing body. In: BARTON, L. (ed.) Overcoming disabling barriers. 18 years of Disability and Society. London: Routledge, 2006.

PINTO, P. C. Por uma sociologia pública: repensar a deficiência na ótica dos direitos humanos. Análise Social, v. 53, n. 259, p. 1010-1035, 2018. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/analisesocial/article/view/22246. Acesso em: 05 abr. 2023.

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 296- A/98, de 25 de setembro de 1998. Ministério da Educação. 2007.

LEITE, L. P.; CABRAL, L. S. A.; LACERDA, C. B. F. Concepções sobre deficiência em instituições públicas e privadas da Educação Superior. Ensaio, Rio de Janeiro. v. 31, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/p9TrN437Ggdbdt6HNpq5nYf. Acesso em: 10 ago. 2023.

MORIÑA, A.; BIAGIOTTI, G. Academic success factors in university students with disabilities: a systematic review. European Journal of Special Needs Education, v. 93, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08856257.2021.1940007. Acesso em: 05 abr. 2023.

RETIEF, M., LETŠOSA, R. Models of disability: A brief overview. HTS Teologiese Studies/Theological Studies. v. 74, n.1, p. 1-8, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0259-94222018000100006. Acesso em: 10 ago. 2023.

SATOW, S. H. Paralisado cerebral: construção da identidade na exclusão. 1. ed. São Paulo: Robe/Cabral Editorial. 1995. 143 p.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: fundamentos de defectologia. Madrid, España: Visor, v. 5,1997.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, v. XXI, n.71, p. 23-44, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hgR8T8mmTkKsNq7TsTK3kfC. Acesso em: 05 abr. 2023.

Publicado

25/10/2024

Como Citar

CIANTELLI, A. P. C.; LEITE, L. P.; MARTINS, M. H. O QUE FAÇO COM O QUE FIZERAM DE MIM? A IDENTIDADE DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024142, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19614. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19614. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos