O QUE FAÇO COM O QUE FIZERAM DE MIM? A IDENTIDADE DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19614Palavras-chave:
Deficiência, Ensino Superior, Identidade, Psicologia, UniversitáriosResumo
Este artigo, relato qualitativo, procura analisar a construção do processo de identidade de estudantes autodeclarados como pessoas com deficiência, iluminando como percebem sua condição e suas experiências no contexto universitário. Foram entrevistados 21 estudantes de duas universidades, do Brasil e de Portugal. Os seus relatos sobre as trajetórias de vida foram examinados pelo Núcleo de Significação. A partir da análise de oito indicadores, observou-se fatos, acontecimentos, ausências/presenças materiais e humanas que têm impactado positivamente ou negativamente a construção das suas identidades. Destacam-se aspectos de natureza biológica, social e religiosa que permeiam a aceitação da deficiência. Ressalta-se a necessidade de enxergar a deficiência como uma característica do ser humano e valorizar a presença dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. Pretende-se que o estudo contribua para garantir o reconhecimento de direitos e oportunidades diferenciadas nos diversos meios sociais aos estudantes com deficiência e que suas identidades sejam cada vez mais valorizadas.
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