O QUE FAÇO COM O QUE FIZERAM DE MIM? A IDENTIDADE DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19614

Palavras-chave:

Deficiência, Ensino Superior, Identidade, Psicologia, Universitários

Resumo

Este artigo, relato qualitativo, procura analisar a construção do processo de identidade de estudantes autodeclarados como pessoas com deficiência, iluminando como percebem sua condição e suas experiências no contexto universitário. Foram entrevistados 21 estudantes de duas universidades, do Brasil e de Portugal. Os seus relatos sobre as trajetórias de vida foram examinados pelo Núcleo de Significação. A partir da análise de oito indicadores, observou-se fatos, acontecimentos, ausências/presenças materiais e humanas que têm impactado positivamente ou negativamente a construção das suas identidades. Destacam-se aspectos de natureza biológica, social e religiosa que permeiam a aceitação da deficiência. Ressalta-se a necessidade de enxergar a deficiência como uma característica do ser humano e valorizar a presença dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. Pretende-se que o estudo contribua para garantir o reconhecimento de direitos e oportunidades diferenciadas nos diversos meios sociais aos estudantes com deficiência e que suas identidades sejam cada vez mais valorizadas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Camilo Ciantelli, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru – SP – Brasil.

Psicóloga, Pós-Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Unesp/Bauru.

Lúcia Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru – SP – Brasil.

Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Faculdade de Ciências, Unesp/Bauru.

Maria Helena Martins, Universidade do Algarve (UAlg), Faro – Algarve – Portugal.

Professora Auxiliar, Departamento de Psicologia e Ciências da Educação.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

CIANTELLI, A. P. C.; LEITE, L. P.; MARTINS, M. H. O QUE FAÇO COM O QUE FIZERAM DE MIM? A IDENTIDADE DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024142, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19614. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19614. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos