Uma polêmica historiográfica e sua permanência espectral na história escolar

Autores

  • Márcio Santos de Santana Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7280

Palavras-chave:

Historiografia. Educação histórica. História escolar. Educação das Relações Étnico-Raciais.

Resumo

Oartigodiscute o ensino de história frente às demandas de enfrentamento do preconceito e da discriminação raciais. A reflexão central do artigo é: por quais motivações e de que formas a problemática da brecha camponesa, hoje considerada um debate historiográfico clássico, continua presente em duas coleções didáticas de História de grande importância, aprovadas pelo PNLD, que fazem referência ao tema da escravidão negra – estratégico para o enfrentamento dessa discussão – por intermédio da categoriabrechacamponesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Santos de Santana, Universidade Estadual de Londrina

Professor e Pesquisador no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina na área de Teoria da História. Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CAPES como Coordenador de Área PIBID/História/UEL. Diretor do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina (NDPH/UEL). Foi Vice-Coordenador do Colegiado do Departamento de História e membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual de Londrina. Suas pesquisas são relacionadas aos seguintes temas: i) Historiografia, Metodologia e Teoria da História; ii) Indivíduo, Sujeito e Identidade: Formas de Subjetivação na Contemporaneidade.

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

SANTOS DE SANTANA, M. Uma polêmica historiográfica e sua permanência espectral na história escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1481–1495, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.7280. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7280. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.