Possibilidades da prática avaliativa no ensino superior: uma experiência colaborativa

Suênya Marley Mourão Batista, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina

Resumo


O presente artigo aponta algumas reflexões acerca da prática avaliativa de professores do Ensino Superior gerada a partir de pesquisa realizada no âmbito de uma instituição de ensino superior privada. O objetivo deste trabalho é caracterizar as práticas avaliativas dos professores que atuam no ensino superior e colaborar no sentido de propiciar a expansão de práticas avaliativas dinâmicas. Foram utilizados como suporte teórico-metodológico os estudos de Vigotski (2007), Liberali (2008), Ibiapina (2007, 2008), Meier (2007), Campione (2002) e Hoffmann (2011). Foi realizada pesquisa de campo, de abordagem qualitativa do tipo colaborativa com 3 (três) docentes do ensino superior utilizando-se a entrevista reflexiva como instrumento de coleta de dados a fim de promover a reflexão crítica acerca das práticas avaliativas que desenvolvem. Os resultados evidenciaram o predomínio da utilização de práticas avaliativas tradicionais pelos professores e a possibilidade de realização de práticas avaliativas dinâmicas a partir da compreensão destas oportunizada pelo processo de investigação e formação.


Palavras-chave


Prática avaliativa. Professor. Ensino superior. Colaboração.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.7392



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587, ISSN: 2446-8606.

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