Confecção de modelo neuroanatômico funcional como alternativa de ensino e aprendizagem para a disciplina de neuroanatomia
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8502Palavras-chave:
Aprendizagem. Ensino. Neuroanatomia. Produção. Modelos.Resumo
A neuroanatomia, disciplina que estuda as estruturas que compõem o Sistema Nervoso, é complexa, gerando dificuldades em seu processo de ensino-aprendizagem. Em seu ensino, aulas práticas integram as teóricas, utilizando cadáveres, materiais sintéticos e confeccionados. Estes últimos auxiliam a compreensão dos conteúdos, porém de forma segmentada. Buscar a integração funcional é uma importante ferramenta pedagógica em sua aprendizagem. Assim, o objetivo do estudo foi confeccionar um modelo neuroanatômico humano funcional alternativo para as aulas práticas da disciplina de neuroanatomia. O estudo foi uma pesquisa-ação, descritiva e exploratória, onde o modelo foi confeccionado por discentes monitores da disciplina, com material de baixo custo. Com isso, produziu-se um molde em folha de isopor do corpo humano, recoberto com emborrachado, bem como hemiestruturas direitas do Sistema Nervoso Central. Utilizaram-se tintas coloridas que representassem a cor natural da maior parte das estruturas. Para a representação da funcionalidade do impulso nervoso, foram fixadas lâmpadas de led desde os membros até o córtex cerebral. Neurônios foram confeccionados e dispostos em todo o trajeto dos impulsos. Conclui-se que confeccionar modelos neuroanatômicos funcionais, com material de baixo custo, é viável e eficaz, o qual acredita-se contribuir com o ensino-aprendizagem da neuroanatomia.
Downloads
Referências
ALVES DA SILVA, R.; LIMA E SILVA, M.; SOUZA, R. O ensino da Anatomia através das artes cênicas. Arquivos da Apadec, v. 5, n. 1, p.9–14, 2001.
ANTONIA DA SILVA A. et al. O uso do biscuit como ferramenta complementar ao ensino de anatomia humana: um relato de extensão universitária. Revista Ciência em Extensão. v.10, n.2, p.47-54, 2014.
ARAÚJO, A. O. O uso do tempo e das práticas epistêmicas em aulas práticas de química. 2008. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 2008. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC-85BKEK/disserta__o_ang_lica_oliveira_de_ara_jo.pdf?sequence=1. Acessado em: 30 mar. 2016.
ARAÚJO JÚNIOR, J. P. et al. Desafio anatômico: uma metodologia capaz de auxiliar no aprendizado de anatomia humana. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas da FMRP, v.47, n.1, p.62-68, 2014.
AVERSI-FERREIRA, T. A. et al. Estudo de Neurofisiologia Associado com Modelos Tridimensionais Construídos Durante o Aprendizado. Bioscience Journal, v. 24, n. 1, p. 98-103, 2008.
AYALA-PIMENTEL, J. O.; DÍAZ-PÉREZ, J. A.; OROZCO-VARGAS, L. C. Eficacia de la utilización de estilos de aprendizaje en conjunto con mapas conceptuales y aprendizaje basado en la resolución de problemas para el aprendizaje de neuroanatomía. Educación Médica, v.12, n.01, p.25-31, 2009.
BLANCO, Y. Q. et al. Réplicas óseas en resina poliester como herramienta didáctica para el aprendizaje de anatomía. Revista U.D.C.A Actualidad & Divulgación Científica, v. 15, n. 2, p. 275–281, 2012.
BLANCO, Y. Q. Impacto del uso de entornos virtuales de aprendizaje para la enseñanza de neuroanatomía en estudiantes de medicina. Revista U.D.C.A. Actualidad & Divulgación Científica, v.13, n.2, p.15-22, 2010.
CABELLO, C. A. S.; SINISCALCHI, M. H. A contribuição e socialização dos conhecimentos da neuroanatomia no contexto da sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem. Revista Íbero-americana de Educação. v. 1, n. 51, p.01-06, 2009.
CALAZANS, N. C. O ensino e o aprendizado práticos da anatomia humana: uma revisão de literatura. 2013. 59f. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
CANEPPA, A. R. G. et al. Utilização de modelos didáticos no aprendizado de anatomia e fisiologia cardiovascular. Revista do Curso de Enfermagem, v. 01, n.01, p.01-07, 2012. Disponível em: http://www.santacruz.br/ojs/index.php/Revenf/article/view/1013/931. Acessado em: 02 jan. 2016.
CHAO GONZÁLEZ, S. et al. Nuevas herramientas para el desarrollo de la neuroanatomía computacional. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, v.25, n.4, 2006. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03002006000400003>. Acessado em: 02 jan. 2016.
COLLIPAL, L. E.; SILVA, M. H. Estudio de la Anatomía en cadáver y modelos anatómicos. Impresión de los estudiantes. International Journal Morphological, v. 29, n.4, p.1181-1185, 2011.
DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007.
DUSO L. et al. Modelização: uma possibilidade didática no ensino de biologia. Revista Ensaio, v.15, n. 02, p. 29-44, 2013.
FORNAZIERO, C. C. et al. O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Física, v. 34, n. 2, p. 290-297, 2010.
GRAY, H.; GOSS, C. M. Anatomia. 29 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
NARVÁEZ-HERNÁNDEZ, E.; MURILO-RÁBAGO, E. I. Herramientas de estudio utilizadas por alumnos de ciencias de la salud en la materia de Anatomía. Investigación en Educación Médica, v.3,n.12, p.204-208, 2014.
JAFFAR, A. A. YouTube: an emerging tool in anatomy education. Anatomical Science Education, v.5, n.3, p.158–164, 2012.
JAFFAR, A. A. Exploring the use of a facebook page in anatomy education. Anatomical Science Education, v.7, n.3, p.199-208, 2014.
LEITE, A. C. S.; BORGES SILVA, P. A.; RIBEIRO VAZ, A. C. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a perspectiva dos alunos do PROEF II. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.07, n.03, p.01-16, 2005.
LIMA e SILVA M. S.; MACHADO H. A.; BIAZUSSI H. M. Produção de material didático alternativo para aula prática de anatomia humana. VII CONNEPI, Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, Anais... Palmas –Tocantins, 2012. Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/4211/1560>. Acessado em: 02 jan. 2016.
LÓPEZ, F. B. et al. Valoración de la actividad de modelos anatómicos en el desarrollo de competencias en alumnos universitarios y su relación con estilos de aprendizaje, carrera y sexo. International Journal Morphological, v.29, n.2, p.568-574, 2011.
MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia funcional. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 2014.
MATTOS, J. P. Dissection technique for the study of the cerebral sulci, gyriand ventricles. Arquivo de Neuropsiquiatria. v. 66, n. 2A, p.282-287, 2008.
MENESES, M. S. et al. Estereoscopia aplicada à Neuroanatomia. Estudo comparativo entre as técnicas de filtro de cores e de polarização. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v.60, n.3-B, p.769-774, 2002.
NOBESCHI, L. Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Instituto de Imagens em Saúde - CIMAS, 2010. Disponível em: < http://www.imagingonline.com.br/ biblioteca/Leandro_Nobeschi/introducao-ao-estudo-da-anatomia-humana.pdf>. Acessado em 04 mai. 2015.
ORLANDO, T. C. et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia molécula, v.07, n.1, p.1-17, 2009.
PEREIRA, I. P.; PINTO, K. S. O. Desenvolvimento de uma maquete para representação do sistema nervoso central - trato córtico espinhal. 2010. 39p. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação - Universidade Federal do Paraná, 2010.
PRZYBYSZ, C.; SCOLIN, E. Técnica anatômica: confecção de modelos em resina a partir de vértebras humana. F@P Ciencia, v.2, n.10, p.1-12, 2008. Disponível em: <http://www.fap.com.br /fapciencia/002/edicao_2008/010.pdf>. Acessado em: 15 set. 2015.
RODRIGUES, H. Técnicas Anatômicas. 3 ed. Vitória: Própria, 2005.
SALING, S. C. et al. Modelos didáticos anatômicos: um recurso a ser explorado. In: V Encontro Internacional de Produção Científica do Cesumar - EPCC, Maringá. Anais..., Paraná: V EPCC, 2007. Disponível em: <http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/ epcc2007/anais/simoni_cristina_saling.pdf>. Acessado: 23 de julho de 2015.
SHOEPE, T. C. et al. The ATLAS project: the effects of a constructionist digital laboratory Project on undergraduate laboratory performance. Anatomical Science Education, v. 08, n. 01, p. 12-20, 2015.
SILVA JÚNIOR, E. X. Avaliação do uso de modelos anatômicos alternativos para o ensino-aprendizagem da anatomia humana para alunos do ensino fundamental de uma Escola Pública da cidade de Petrolina, Pe. 2015. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2015. Diponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132326/000982957.pdf?sequence=1>. Acessado em: 05 abr. 2016.
SILVA JÚNIOR, E. X. et al. Elaboração de modelos anatômicos alternativos para o ensino-aprendizagem da disciplina de neuroanatomia humana, a partir de material de baixo custo. In CONEDU, 1., 2014a, Campina Grande. Anais... Paraíba: Realize, 2014. p. 1-5. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/Modalidade_1datahora_14_07_2014_19_51_54_idinscrito_3160_eec18973fabcaf6b30f5b526540557cc.pdf>. Acessado em: 15 set. 2015.
SILVA JÚNIOR, E. X. et al. Elaboração de roteiros para o ensino-aprendizagem nas aulas práticas das disciplinas de anatomia humana e neuroanatomia. In CONEDU, 1., 2014b, Campina Grande. Anais... Paraíba: Realize, 2014. p. 1-5. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/Modalidade_1datahora_15_07_2014_22_59_18_idinscrito_3160_6ad18d13d81622ec0227b39630b0b40a.pdf>. Acessado em 15 set. 2015.
SOBOTTA, J.; PUTZ, R.; PABST, R. D. Sobotta atlas de anatomia humana. 23 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 3v.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v.31, n.3, p.443-466, 2005.
YAMMINE, K.; VIOLATO, C. The effectiveness of physical models in teaching anatomy: a meta-analysis of comparative studies. Advances in Health Sciences Education, p.1-13, 2015. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10459-015-9644-7>. Acessado em: 02 jan. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.