Relações educativas de professoras com crianças de zona rural: uma leitura das práticas pedagógicas em um contexto de escola urbana

Autores

  • Luana Zanotto Doutoranda em Educação/PPGE/UFSCar; Mestre em Educação/UFSCar; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil/CNPq; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Mestre em Educação e Licenciada em Educação Física. https://orcid.org/0000-0002-0689-9112
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos/Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar/Docente do Dep. de Educação Física e Motricidade Humana/UFSCar/Membro do Grupo de Estudos sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq/Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil/CNPq/Doutor em Educação Escolar e Licenciado em Educação Física; https://orcid.org/0000-0002-9354-7851
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos, Docente do Programa de Pós - Graduação em Educação/ Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas/ Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Doutora em Educação Escolar e Pedagoga. https://orcid.org/0000-0002-6024-0853

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8915

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Crianças de zona rural. Relações educativas. Escola de ensino fundamental urbana.

Resumo

O artigo decorre de uma pesquisa concluída e focaliza práticas pedagógicas de duas docentes nas relações com um grupo de crianças residente em zona rural e que frequenta uma escola pública urbana. Objetivou compreender como ocorrem as relações educativas entre as professoras e as crianças no cotidiano das práticas pedagógicas. O grupo foi composto por onze crianças do terceiro ano do ensino fundamental e duas professoras. De perspectiva qualitativa, foi realizada observação participante em dois espaços escolares, em que conviviam crianças e professoras. Com registro em diários de campo, todo o material coletado foi categorizado por meio da análise de conteúdo e discutido à luz da literatura escolhida. Destacam-se relações positivadas entre professoras e crianças, expressos pelas ações das crianças em que ir à escola possibilita a troca de saberes entre pares, bem como apreender conhecimentos escolares. Os resultados revelaram ainda dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas com a população rural inserida na escola urbana, sobretudo no que concernem diferenças de contextos de vida que perpassam o espaço rural onde vivem as crianças. Há uma implicação nos saberes experienciais construídos nos intramuros escolares, os quais remetem à reflexão sobre a formação de professores para atuar com crianças de zona rural.

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Biografia do Autor

Luana Zanotto, Doutoranda em Educação/PPGE/UFSCar; Mestre em Educação/UFSCar; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil/CNPq; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Mestre em Educação e Licenciada em Educação Física.

Doutoranda em Educação/PPGE/UFSCar; Mestre em Educação/UFSCar; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil/CNPq; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Mestre em Educação e Licenciada em Educação Física.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos/Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar/Docente do Dep. de Educação Física e Motricidade Humana/UFSCar/Membro do Grupo de Estudos sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq/Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil/CNPq/Doutor em Educação Escolar e Licenciado em Educação Física;

Universidade Federal de São Carlos/Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar/Docente do Dep. de Educação Física e Motricidade Humana/UFSCar/Membro do Grupo de Estudos sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq/Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil/CNPq;Doutor em Educação Escolar e Licenciado em Educação Física.

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos, Docente do Programa de Pós - Graduação em Educação/ Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas/ Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Doutora em Educação Escolar e Pedagoga.

Universidade Federal de São Carlos, Docente do Programa de Pós - Graduação em Educação/ Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas/ Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Doutora em Educação Escolar e Pedagoga.

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Publicado

15/10/2017

Como Citar

ZANOTTO, L.; ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A. Relações educativas de professoras com crianças de zona rural: uma leitura das práticas pedagógicas em um contexto de escola urbana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2058–2071, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8915. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8915. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos