A Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC) e suas possibilidades na educação durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.15695

Palavras-chave:

COVID-19, Isolamento social, Educação, TDIC

Resumo

As medidas adotadas devido à pandemia de Covid-19 intensificaram um processo que já havia se iniciado: a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para ensinar no século XXI. No presente trabalho elencamos e indicamos tecnologias de utilização gratuitas no cotidiano para práticas de ensino em ambientes virtuais. Utilizamos como base teórica autores que abordam a educação em rede, rede social para educação e a inteligência coletiva para refletir os desafios encontrados pelos professores durante o distanciamento social. Realizamos uma revisão bibliográfica e elucidamos, a partir da análise das tecnologias, a importância das TDIC, desde a escolha correta até a promoção e construção de um ambiente de trocas do conhecimento no ambiente virtual. Assim, professor e estudante, a partir da mediação, do diálogo, têm a possibilidade de juntos poder superar as dificuldades impostas pelo isolamento social à educação.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Machado da Rocha, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Jornalista Pós-Doc em Ensino do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB/IOC/Fiocruz).

Roberta Pires Corrêa, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Coordenadora pedagógica no Município Rio de Janeiro, Doutora em Ensino em Biociências e Saúde.

Roberto Rodrigues Ferreira, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Biólogo Pesquisador do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos e Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Doutorado em Biologia Celular e Molecular (FIOCRUZ).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

ROCHA, R. de C. M. da; CORRÊA, R. P.; FERREIRA, R. R. A Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC) e suas possibilidades na educação durante a pandemia de Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2526–2543, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.15695. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15695. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos