O processo de humanização e emancipação frente ao bullying

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16325

Palavras-chave:

Bullying, Capital, Relação de poder

Resumo

O capítulo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o bullying e o sistema capitalista. O problema de pesquisa versa sobre a relação do consumismo e do comportamento competitivo aqui discutido como manifestação do bullying, uma vez que tal prática tange aspectos das relações de poder, reproduzindo relações desiguais e desestruturantes do ponto de vista psíquico. Nesse cenário, é possível refletir que a disputa que o sistema social e econômico vigente impõe estimula papéis determinados de vencedores e perdedores, implica em violência e submissão à autoridade – características do bullying. Pensando na escola como espaço social mais suscetível ao bullying, cabe aos profissionais, por meio de sua ação docente, auxiliar os alunos no processo de humanização e emancipação frente ao bullying escolar, contemplando leitura a fim de que os alunos possam se perceber como agentes ativos dentro das relações histórico-sociais.

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Biografia do Autor

Gabrielly Manesco da Silva Felippe, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Laboratório de Avaliação e Pesquisa Psicológica/LAPPSIC. Departamento de Psicologia e Psicanálise. Centro de Ciências Biológicas. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Andrea Carvalho Beluce, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Atualmente é Diretora Educacional da Escola de Governo de Londrina e pesquisadora da UEL. Doutora em Educação (UEL).

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Publicado

01/03/2022

Como Citar

FELIPPE, G. M. da S.; OLIVEIRA, K. L. de; BELUCE, A. C. O processo de humanização e emancipação frente ao bullying. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0860–0869, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16325. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16325. Acesso em: 29 mar. 2024.