Um panorama de significados para pensar a violência na/da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14633

Palavras-chave:

Violência, Escola, Produção de significado

Resumo

Na busca de colaboração, em e com outras pesquisas, tem-se a possibilidade de produzir ferramentas de análise que se constituem operacionais em uma pesquisa de pós-graduação. Este artigo objetiva apresentar ‘pensamentos’ que, como ferramentas, mobilizam modos de pensar e produzir um panorama de significados na temática violência na/da escola. Metodologicamente, através da pesquisa documental, obteve-se um corpus, constituído por pesquisas acadêmicas, programas de governo e informes estatísticos, a partir do qual se buscou sistematizar discursos sobre a violência na/da escola no Brasil. Concluiu-se que, apesar das discussões sobre a temática terem ganhando relevância, ainda há muitos impasses e desafios para entendimento da complexidade, na mesma medida em que é necessário ampliar os modelos epistêmicos nos quais se produzem significados sobre a violência na/da escola.

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Biografia do Autor

Leandra Bôer Possa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil

Professora do Centro de Educação, da Pós-Graduação em Educação e em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Pós-Doc em Políticas Públicas de Educação/CAPES. GEPE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão.

Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil

Professora Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Pesquisadora do GEPE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da UFSM.

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

POSSA, L. B.; ASSIS BRASIL, N. J. A. V. de. Um panorama de significados para pensar a violência na/da escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0281–0296, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14633. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14633. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

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Artigos teóricos

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