O processo de humanização e emancipação frente ao bullying

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16325

Palavras-chave:

Bullying, Capital, Relação de poder

Resumo

O capítulo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o bullying e o sistema capitalista. O problema de pesquisa versa sobre a relação do consumismo e do comportamento competitivo aqui discutido como manifestação do bullying, uma vez que tal prática tange aspectos das relações de poder, reproduzindo relações desiguais e desestruturantes do ponto de vista psíquico. Nesse cenário, é possível refletir que a disputa que o sistema social e econômico vigente impõe estimula papéis determinados de vencedores e perdedores, implica em violência e submissão à autoridade – características do bullying. Pensando na escola como espaço social mais suscetível ao bullying, cabe aos profissionais, por meio de sua ação docente, auxiliar os alunos no processo de humanização e emancipação frente ao bullying escolar, contemplando leitura a fim de que os alunos possam se perceber como agentes ativos dentro das relações histórico-sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielly Manesco da Silva Felippe, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Laboratório de Avaliação e Pesquisa Psicológica/LAPPSIC. Departamento de Psicologia e Psicanálise. Centro de Ciências Biológicas. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Andrea Carvalho Beluce, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Atualmente é Diretora Educacional da Escola de Governo de Londrina e pesquisadora da UEL. Doutora em Educação (UEL).

Referências

BATISTA, E. H. Uma reflexão crítica sobre o bullying e os valores capitalistas. Revista Camine: Caminhos da Educação, Franca, 2014.

BERNARDES, M. E. M. O desenvolvimento humano e a apropriação da cultura. In: Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino e aprendizagem. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012. p. 29-77.

DUARTE, N. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. In: SILVA, João Carlos da (org.). Pedagogia histórico-crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2014.

FRANCISCO, M. V.; LIBÓRIO, R. M. C. Até onde o bullying escolar se constitui como reflexo das relações sociais? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013.

MALANCHEN, J. Cultura processo de humanização e emancipação humana: definição e compreensão a partir da teoria marxista. In: Formação, ensino e emancipação humana: desafios da contemporaneidade para a educação escolar. Curitiba, PR: CRV, 2019.

MARX, K. Terceiro Manuscrito. In: Manuscritos econômicos-filosóficos e outros textos escolhidos. Karl Marx; seleção de textos de José Arthur Giannotti. Trad. de José Carlos Brunni et al. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 3-32.

MELLO, S. A. Cultura, mediação e atividade. In: Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. Araraquara, SP: Junqueira & Martin; Marília, SP: Cultura Acadêmica, 2009.

MOTA, K. C. M. Da concepção do bullying ao fenômeno da violência como manifestação da alienação: uma análise onto-histórica. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

PADILHA, A.; BARROS, M. S. F. Da formação humana ou do desenvolvimento do homem: de que desenvolvimento se trata? In: BARROS, M. S. F.; PASCHOAL, J. D.; PADILHA, A. Formação, ensino e emancipação humana: desafios da contemporaneidade para educação escolar. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019. p. 29-41.

PIPPI, I. C. L. Bullying: relações de poder na escola. Universidade federal de Santa Maria - Licenciatura em Ciências Sociais.

ROBERTO CECCARELLI, P.; JÚNIOR PATRÍCIO, C. Bullying e pós-modernidade: uma relação intrínseca (?). POLÊM!CA, v. 12, n. 3, p. 415 - 431, out. 2013. ISSN 1676-0727. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/8009/5845. Acesso em: 09 jul. 2021

SILVA, D. L.; SANTOS, B. B.; SILVA, G. B. Sociedade de consumo e bullying: retrato do capitalismo. Barreiras, BA, 2019.

Publicado

01/03/2022

Como Citar

FELIPPE, G. M. da S.; OLIVEIRA, K. L. de; BELUCE, A. C. O processo de humanização e emancipação frente ao bullying. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0860–0869, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16325. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16325. Acesso em: 21 nov. 2024.