Política de educação em gênero e diversidade sexual

Histórico e presente da experiência brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16691

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Sexualidade

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado dedicada a analisar o ciclo de desenvolvimento da política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil. A partir das proposições de Stephen Ball, que acionam noções foucaultianas de poder e discurso para a análise de políticas educacionais, buscou-se, para além da métrica, compreender as dinâmicas político-discursivas que marcaram tanto a produção dessa política quanto a sistemática reação que se lançou sobre ela. Neste artigo, são apresentados seus antecedentes, suas principais ações, os agentes envolvidos na sua construção e o discurso pedagógico que produziram. São identificados também seus principais opositores, suas táticas de ação e estratégias discursivas, apontando como se articularam com os movimentos reacionários que marcaram o país nos últimos anos. Por fim, apontam-se indícios de que o debate sobre gênero e diversidade sexual nas escolas sobrevive mesmo em tempos de conservadorismo, censura e terrorismo ideológico.

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Biografia do Autor

Alexandre Bortolini, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professor Substituto do Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos. Doutorado em Educação (USP).

Cláudia Pereira Vianna, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Professora Sênior da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

BORTOLINI, A.; VIANNA, C. P. Política de educação em gênero e diversidade sexual: Histórico e presente da experiência brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2215–2234, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16691. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16691. Acesso em: 9 nov. 2024.

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