Uso de objeto educacional digital na perspectiva da educação especial: relato de uma prática pedagógica

Autores

  • Adriana Garcia Gonçalves Departamento de Psicologia, Curso de Licenciatura em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar https://orcid.org/0000-0002-5725-2001
  • Alessandra Daniele Messali Picharillo Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Mariana Cristina Pedrino Pedagoga do Curso de Licenciatura em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10051

Palavras-chave:

Educação especial. Objeto educacional. Software. Ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever uma experiência de utilização de um software educativo para todos os alunos e, especialmente, para aluno com Transtorno do Espectro Autista matriculado em sala comum da educação infantil. Foi realizado uma pesquisa no Banco internacional de Objetos Educacionais no link acerca da Educação Infantil, em que foi feita a escolha pelo software denominado JClic para a realização da atividade pedagógica. A atividade foi realizada em uma sala comum na educação infantil com vinte e dois alunos na faixa etária entre quatro e cinco anos e que havia dois alunos com maior dificuldade de comunicação, sendo o aluno G. diagnosticado com autismo e o aluno M. com dificuldades de comunicação na forma oral. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa tendo como base a observação e registro realizados pela pesquisadora e seguindo a metodologia de relato de estudos de caso. O software JClic, como objeto de aprendizagem, foi utilizado neste estudo, porém, é de extrema importância relatar que a prática pedagógica, mediada pelo professor, potencializou e contribuiu para expressividade e criatividade de alunos matriculados na educação infantil, especialmente para aqueles com dificuldades de comunicação, como no caso o aluno com TEA.

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Biografia do Autor

Adriana Garcia Gonçalves, Departamento de Psicologia, Curso de Licenciatura em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Psicologia, Curso de Licenciatura em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Alessandra Daniele Messali Picharillo, Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Mariana Cristina Pedrino, Pedagoga do Curso de Licenciatura em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Pedagoga do Curso de Licenciatura em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

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Publicado

01/12/2017

Como Citar

GONÇALVES, A. G.; PICHARILLO, A. D. M.; PEDRINO, M. C. Uso de objeto educacional digital na perspectiva da educação especial: relato de uma prática pedagógica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1726–1735, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10051. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10051. Acesso em: 27 dez. 2024.

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