Escola integral de tempo integral no Estado de Mato Grosso do Sul: reflexões sobre sua constituição e os desafios da política educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13492

Palavras-chave:

Educação integral, Escola de tempo integral, Currículo integrado, Escola de autoria.

Resumo

O objetivo desse artigo é o de refletir sobre as concepções de educação integral em período integral e sobre as políticas de implantação da escola em tempo integral no Estado de Mato Grosso do Sul. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental discutimos algumas legislações nacionais e estaduais que versam sobre a função o papel que a escola integral de tempo integral exerce na sociedade contemporânea. No Estado de Mato Grosso do Sul, foi adotada a pedagogia da autoria que coloca o aluno como protagonista, autor do processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento escolar que, na perspectiva da política educacional estadual, pode ser uma estratégia para formar um sujeito mais ético, crítico e conhecedor do seu papel social.

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Biografia do Autor

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Maringá (2000), graduação em Licenciatura em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é professor adjunto efetivo do curso de Pedagogia e professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba. Pesquisa a formação de Professores no Estado de Mato Grosso do Sul, tem experiência na área de Arte, Gênero, sexualidades e diversidades e formação de professores.

Olinda Rodrigues Magalhães, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato grosso do Sul UFMS (2000), Pós-graduada em Currículo e Ensino nas Séries Iniciais, também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS (2001); Professora de Língua Portuguesa e Literatura, para o ensino fundamental II e médio, aluna do programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

PEIXOTO, R.; MAGALHÃES, O. R. Escola integral de tempo integral no Estado de Mato Grosso do Sul: reflexões sobre sua constituição e os desafios da política educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 390–403, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13492. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13492. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

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