A gestão democrática escolar no contexto da Nova Gestão Pública (NGP): um enfoque no PNE (2014-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14019

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Gerencialismo, Gestão, Participação

Resumo

Este artigo discute a implementação da gestão democrática como princípio orientador a ser observado nas políticas públicas para a Educação Básica nas instituições de ensino públicas, no contexto de um novo modelo de gestão denominado “Nova Gestão Pública” (NGP) e “gerencialismo”. O objetivo do trabalho foi confrontar os atos normativos que regulamentam a gestão democrática com os princípios que caracterizam a NGP. Metodologicamente, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, estudos em torno da NGP, atos normativos que regulamentam a gestão democrática no Brasil e dados de monitoramento das metas do “Plano Nacional de Educação” PNE (2014-2024) foram articulados. A análise colocou em evidência dificuldades para a efetivação da gestão democrática no contexto da NGP e propõe que as mudanças desse novo modelo de gestão não podem ser empecilhos para novas conquistas da educação. Entretanto, no que se refere à efetivação da gestão democrática na realidade concreta das escolas, é possível dizer que há um longo caminho a percorrer.

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Biografia do Autor

Neide Pena, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre – MG

Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUC-SP).

Ana Elisa Cunha Anderi Castilho, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre – MG

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Patrícia Adriane Soares Borges, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre – MG

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

PENA, N.; CASTILHO, A. E. C. A.; BORGES, P. A. S. A gestão democrática escolar no contexto da Nova Gestão Pública (NGP): um enfoque no PNE (2014-2024). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 223–239, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14019. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos