O programa de residência pedagógica

Uma possibilidade à formação de intelectuais orgânicos vinculados à classe que vive do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.18831

Palavras-chave:

Intelectual orgânico, Formação docente, Materialismo histórico e dialético

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar as fragilidades e potencialidades do Programa de Residência Pedagógica na área de Informática, em uma instituição pública localizada na região Sul do Brasil. O intuito é promover um espaço que contribua para a formação dos licenciandos, de modo que esses indivíduos possam se constituir como intelectuais orgânicos, vinculados à classe trabalhadora. O referencial teórico-metodológico adotado foi o materialismo histórico e dialético. A pesquisa, de base empírica e qualitativa, foi conduzida com estudantes do curso de licenciatura que atuam como residentes no Programa, inseridos em uma escola municipal, definida como escola-campo. O corpus da pesquisa foi composto por meio de diferentes movimentos investigativos realizados com os residentes, incluindo questionários e grupos focais, além da análise de documentos do curso e dos orientadores. Para a análise do corpus, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, a qual permitiu que emergisse, como categoria macro, a unidade entre teoria e prática. Como recorte, será abordada a categoria Conscientização, a partir das subcategorias Imersão na Escola-Campo e Criticidade.

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Biografia do Autor

Gabriel da Silva Barros, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Mestre em Educação e Tecnologia, Doutoramento em Educação e Tecnologia (PPGEDU).

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Mestre em Desenvolvimento Social e Doutora em Educação Ambiental (Professora – PPGEDU).

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre e Doutor em Educação (Professor – PPGEA/PPGEC).

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Publicado

01/10/2024

Como Citar

BARROS, G. da S.; FREITAS, L. A. de A.; FREITAS, A. L. C. de. O programa de residência pedagógica: Uma possibilidade à formação de intelectuais orgânicos vinculados à classe que vive do trabalho. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023023, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18831. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18831. Acesso em: 6 out. 2024.