A educação problematizadora em Paulo Freire

Desafios para a sociedade contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15397

Palavras-chave:

Educação problematizadora, Dialético-Dialógico, Codificação, Descodificação

Resumo

Por meio de um estudo descritivo crítico, fundamentado na obra freiriana, tem-se como objetivo refletir sobre as evidências que corroboram com a relevância dos princípios da educação problematizadora para a sociedade contemporânea. O trabalho foi construído a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Discute-se o exercício dialético-dialógico e sua correlação com as ações que possibilitem aos sujeitos a pronúncia do mundo, mundo esse que pronunciado volta-se problematizado, permitindo a geração de novas ações. Como questão problematizadora aproxima-se a temática do distanciamento social as relações educativas, o que tenciona essa possibilidade de modificação. Retoma-se que a obra de Freire está imbricada a ações que visem desvelar a realidade no intuito de promover a transformação.

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Biografia do Autor

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS – Brasil

Professor. Doutorado em Educação (UFPEL).

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Passo Fundo – RS – Brasil

Docente. Doutora em Educação Ambiental (FURG).

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Publicado

30/09/2022

Como Citar

FREITAS, A. L. C. de; FREITAS, L. A. de A. A educação problematizadora em Paulo Freire: Desafios para a sociedade contemporânea. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022120, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.15397. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15397. Acesso em: 21 nov. 2024.