Carta a Paulo Freire: como superar o assistencialismo por meio de uma prática educativa como caráter crítico-libertador?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13300

Palavras-chave:

Transformação social, Comunidade eclesial de base, Humanização.

Resumo

O texto, em formato de carta, possui como intenção tecer aproximações ao pensamento de Paulo Freire de tal maneira que seja capaz de contribuir no processo de questionamentos e respostas acerca de um trabalho social vinculado a comunidades eclesiais de base. O referido trabalho social está relacionado a práticas que buscam superar o assistencialismo da doação de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social e, também, é tema de pesquisa de doutorado. A partir de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, tem-se como objetivo refletir a partir do pensamento e testemunho de vida de Freire e, ainda, de autores que estudaram sua obra, sobre a formulação de encaminhamentos qualificados sobre a pesquisa de doutorado em Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Sinval Martins Farina, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS.

Mestre em Educação. Em doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande - FURG,

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS.

Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre e Doutor em Ciência da Computação. Mestre e Doutor em Educação.

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) Pelotas, RS.

Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IF SUL. Mestre em Desenvolvimento Social. Doutora em Educação Ambiental.

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

FARINA, S. M.; FREITAS, A. L. C. de; FREITAS, L. A. de A. Carta a Paulo Freire: como superar o assistencialismo por meio de uma prática educativa como caráter crítico-libertador?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 478–493, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13300. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13300. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos