Ensino de línguas estrangeiras para fins profissionais no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp1.20468Palavras-chave:
Língua Estrangeira com Orientação Profissional, Ensino de Língua Estrangeira, Competência Comunicativa em Língua Estrangeira, Métodos de Ensino de Língua Estrangeira no Ensino SuperiorResumo
Na educação contemporânea, as instituições de ensino superior (IES) priorizam a formação de especialistas capazes de se integrar a ambientes profissionais e de se adaptar às demandas dinâmicas do mercado de trabalho global. A competência em língua estrangeira é um componente essencial da formação profissional, pois amplia a capacidade de enfrentar desafios na prática. O ensino de línguas estrangeiras com orientação profissional nas IES busca potencializar o desenvolvimento cultural dos estudantes e proporcionar habilidades fundamentais, como o domínio da terminologia técnica, a elaboração de documentos e a compreensão de nuances relevantes para suas áreas. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do ensino de línguas estrangeiras com orientação profissional e analisar a capacidade dos estudantes de aplicar essas competências em contextos profissionais. Os métodos utilizados incluíram análise comparativa, sistematização, generalização e aplicação de questionários. Os resultados reforçam a necessidade de abordagens pedagógicas ajustadas às especificidades de cada área para melhor integração profissional.
Downloads
Referências
Ghaemi, H., & Soltani, S. (2023). Examining intercultural communicative competence in collectivist and individualistic EFL teachers. International Journal of Clinical and Medical Education Research, 2(3), 61-67. https://doi.org/10.33140/IJCMER.
Gözgenç, G. S. (2019). Acquiring intercultural communicative competence from coursebooks: An analysis of reading activities in the coursebook “Speakout”. International Journal of Educational Spectrum, 1(1), 12-24. https://dergipark.org.tr/en/pub/ijesacademic/issue/46914/588148.
Huang, J., Saleh, S., & Liu, Y. (2021). A review on artificial intelligence in education. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, 10(3), 206. https://doi.org/10.36941/ajis-2021-0077
Ivenz, P., & Klimova, B. (2022). A review study of activities used in the development of intercultural communication competence in foreign language classes. International Journal of Society, Culture & Language, 10(2), 137-150. http://doi.org/10.22034/ijscl.2022.556666.2681
Kulichenko, A., & Polyezhayev, Yu. (2020). Innovative information and communication technologies for ergotherapists applied during English learning in Ukraine. AD ALTA: Journal of Interdisciplinary Research, 10(02), 228-233.
Lee, T. Y., Ho, Y. C., & Chen, C. H. (2023). Integrating intercultural communicative competence into an online EFL classroom: An empirical study of a secondary school in Thailand. Asian-Pacific Journal of Second and Foreign Language Education, 8(4), 1-25. https://doi.org/10.1186/s40862-022-00174-1
Murotova, G., Umrzoqova, G., & Pardayeva, S. (2020). Effective methods of teaching English speaking at a non-linguistic university. EPRA International Journal of Research and Development (IJRD), 5(3), 455-458. https://doi.org/10.36713/epra2016
Oberste-Berghaus, N. (2024). The Role of Teaching Foreign Languages in Developing Intercultural Competence. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 16(1), 01-15. https://doi.org/10.18662/rrem/16.1/808
Ridel, T., & Kyrychenko, T. (2020). Forming strategic competence while mastering a foreign language by students of non-linguistic specialities. Pedagogy of creative personality formation in higher and secondary schools, 70(3), 217-221.
Rusmiyanto, R., Huriati, N., Fitriani, N., Tyas, N., Ro’i, A., & Sari, M. (2023). The role of artificial intelligence (AI) in developing English language learner’s communication skills. Journal on Education, 6(1), 750-757. https://doi.org/10.31004/joe.v6i1.2990
Schmidt, T., & Strasser, T. (2022). Artificial intelligence in foreign language learning and teaching. Anglistik, 33(1), 165-184. https://doi.org/10.33675/ANGL/2022/1/14
Sumakul, D. T., Hamied, F. A., & Sukyadi, D. (2022). Artificial intelligence in EFL classrooms: Friend or foe? LEARN Journal: Language Education and Acquisition Research Network, 15(1), 232-256.
Tynkalyuk, O. (2008). The Essence and Structure of Internal Communicative Competence of Students of Non-Linguistic Specialities of Higher Educational Institutions. Bulletin of Luhansk University. Pedagogical series, 24, 53-63.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


