Ensino de línguas estrangeiras para fins profissionais no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp1.20468

Palavras-chave:

Língua Estrangeira com Orientação Profissional, Ensino de Língua Estrangeira, Competência Comunicativa em Língua Estrangeira, Métodos de Ensino de Língua Estrangeira no Ensino Superior

Resumo

Na educação contemporânea, as instituições de ensino superior (IES) priorizam a formação de especialistas capazes de se integrar a ambientes profissionais e de se adaptar às demandas dinâmicas do mercado de trabalho global. A competência em língua estrangeira é um componente essencial da formação profissional, pois amplia a capacidade de enfrentar desafios na prática. O ensino de línguas estrangeiras com orientação profissional nas IES busca potencializar o desenvolvimento cultural dos estudantes e proporcionar habilidades fundamentais, como o domínio da terminologia técnica, a elaboração de documentos e a compreensão de nuances relevantes para suas áreas. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do ensino de línguas estrangeiras com orientação profissional e analisar a capacidade dos estudantes de aplicar essas competências em contextos profissionais. Os métodos utilizados incluíram análise comparativa, sistematização, generalização e aplicação de questionários. Os resultados reforçam a necessidade de abordagens pedagógicas ajustadas às especificidades de cada área para melhor integração profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mykhailo Podoliak, Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi

Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi, Lviv, Ucrânia. Doutor em Educação, Professor Assistente, Departamento de Línguas Ucranianas e Estrangeiras “Iakym Iarema”, Faculdade de Economia e Gestão.

Olesіa Smolinska, Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi

Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi, Lviv, Ucrânia. Doutor em Ciências da Educação, Professor Titular, Departamento de Filosofia e Pedagogia, Faculdade de Desenvolvimento Social e Saúde.

Tetiana Cherepovska, Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi

Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi, Lviv, Ucrânia. Doutor em Filologia, Professor Assistente, Departamento de Línguas Ucranianas e Estrangeiras “Iakym Iarema”, Faculdade de Economia e Gestão.

Zoriana Burkovska, Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi

Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi, Lviv, Ucrânia. Doutor em Educação, Professor Assistente, Departamento de Línguas Ucranianas e Estrangeiras “Iakym Iarema”, Faculdade de Economia e Gestão.

Lilia Meleshko, Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi

Universidade Nacional de Medicina Veterinária e Biotecnologias Stepan Gzhytskyi, Lviv, Ucrânia. Departamento de Línguas Ucranianas e Estrangeiras “Iakym Iarema”, Faculdade de Economia e Gestão.

Referências

Ghaemi, H., & Soltani, S. (2023). Examining intercultural communicative competence in collectivist and individualistic EFL teachers. International Journal of Clinical and Medical Education Research, 2(3), 61-67. https://doi.org/10.33140/IJCMER.

Gözgenç, G. S. (2019). Acquiring intercultural communicative competence from coursebooks: An analysis of reading activities in the coursebook “Speakout”. International Journal of Educational Spectrum, 1(1), 12-24. https://dergipark.org.tr/en/pub/ijesacademic/issue/46914/588148.

Huang, J., Saleh, S., & Liu, Y. (2021). A review on artificial intelligence in education. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, 10(3), 206. https://doi.org/10.36941/ajis-2021-0077

Ivenz, P., & Klimova, B. (2022). A review study of activities used in the development of intercultural communication competence in foreign language classes. International Journal of Society, Culture & Language, 10(2), 137-150. http://doi.org/10.22034/ijscl.2022.556666.2681

Kulichenko, A., & Polyezhayev, Yu. (2020). Innovative information and communication technologies for ergotherapists applied during English learning in Ukraine. AD ALTA: Journal of Interdisciplinary Research, 10(02), 228-233.

Lee, T. Y., Ho, Y. C., & Chen, C. H. (2023). Integrating intercultural communicative competence into an online EFL classroom: An empirical study of a secondary school in Thailand. Asian-Pacific Journal of Second and Foreign Language Education, 8(4), 1-25. https://doi.org/10.1186/s40862-022-00174-1

Murotova, G., Umrzoqova, G., & Pardayeva, S. (2020). Effective methods of teaching English speaking at a non-linguistic university. EPRA International Journal of Research and Development (IJRD), 5(3), 455-458. https://doi.org/10.36713/epra2016

Oberste-Berghaus, N. (2024). The Role of Teaching Foreign Languages in Developing Intercultural Competence. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 16(1), 01-15. https://doi.org/10.18662/rrem/16.1/808

Ridel, T., & Kyrychenko, T. (2020). Forming strategic competence while mastering a foreign language by students of non-linguistic specialities. Pedagogy of creative personality formation in higher and secondary schools, 70(3), 217-221.

Rusmiyanto, R., Huriati, N., Fitriani, N., Tyas, N., Ro’i, A., & Sari, M. (2023). The role of artificial intelligence (AI) in developing English language learner’s communication skills. Journal on Education, 6(1), 750-757. https://doi.org/10.31004/joe.v6i1.2990

Schmidt, T., & Strasser, T. (2022). Artificial intelligence in foreign language learning and teaching. Anglistik, 33(1), 165-184. https://doi.org/10.33675/ANGL/2022/1/14

Sumakul, D. T., Hamied, F. A., & Sukyadi, D. (2022). Artificial intelligence in EFL classrooms: Friend or foe? LEARN Journal: Language Education and Acquisition Research Network, 15(1), 232-256.

Tynkalyuk, O. (2008). The Essence and Structure of Internal Communicative Competence of Students of Non-Linguistic Specialities of Higher Educational Institutions. Bulletin of Luhansk University. Pedagogical series, 24, 53-63.

Publicado

31/07/2025

Como Citar

Podoliak, M., Smolinska, O., Cherepovska, T., Burkovska, Z., & Meleshko, L. (2025). Ensino de línguas estrangeiras para fins profissionais no ensino superior. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(esp1), e025033. https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp1.20468

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.