Formação de líderes educativos

uma perspectiva comparativa das práticas à escala ucraniana e mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp1.20471

Palavras-chave:

Formação profissional, Gestão de pessoal, Instituições de ensino, Gestão de crises, Globalização da educação

Resumo

Com base em experiências ucranianas e internacionais entre 2020 e 2024, o artigo analisa aspectos específicos da formação profissional de gestores na área educacional. Destaca como o Processo de Bolonha e programas de intercâmbio internacional vêm sendo utilizados para integrar o sistema educacional ucraniano ao espaço europeu. Aborda o impacto da guerra na evolução dos programas de formação gerencial, discutindo os desafios de integrar o treinamento psicológico com medidas de segurança e de adaptar os cursos a situações de crise. Explora o potencial do período pós-guerra para criar capacitações inspiradas em experiências estrangeiras, recomendando o uso de métodos internacionais na reconstrução de instalações educacionais e no fortalecimento de competências profissionais. Por fim, enfatiza a importância da digitalização e das novas tecnologias na formação de gestores contemporâneos, demonstrando como a cooperação educacional internacional eleva a qualidade dos cursos de gestão na Ucrânia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alla Moskalenko, Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kyiv

Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kyiv, Kyiv, Ucrânia. Doutor em Pedagogia. Professor Associado, Faculdade de Psicologia.

Serhii Kubitskyi, Universidade Nacional de Ciências da Vida e do Ambiente da Ucrânia

Universidade Nacional de Ciências da Vida e do Ambiente da Ucrânia, Kyiv, Ucrânia. Doutor em Pedagogia. Professor e Chefe do Departamento de Gestão e Tecnologias Educacionais, Faculdade Humanitária Pedagógica. 

Oksana Horishna, Universidade Técnica Nacional Ivan Puluj de Ternopil

Universidade Técnica Nacional Ivan Puluj de Ternopil, Ternopil, Ucrânia. Professor Assistente Sênior. Doutor em Filosofia, Departamento de Atividades Informacionais e Ciências Sociais, Faculdade de Economia e Gestão.

Nina Slyusarenko, Universidade Estadual de Kherson

Universidade Estadual de Kherson, Kherson, Ucrânia. Doutor em Ciências Pedagógicas. Professor Titular. Professor do Departamento Ye. Petukhov de Pedagogia, Psicologia e Gestão Educacional; Estabelecimento Público Superior “Academia de Educação Continuada de Kherson” do Conselho Regional de Kherson, Kherson, Ucrânia. Professor do Departamento de Pedagogia e Gestão da Educação.

Marharyta Vorovka, Universidade Estadual Pedagógica de Melitopol Bogdan Khmelnitsky

Universidade Estadual Pedagógica de Melitopol nomeada em homenagem a Bogdan Khmelnitsky, Zaporizhzhia, Ucrânia. Doutor em Ciências Pedagógicas. Professor do Departamento de Pedagogia da Educação e Artes, Faculdade de Educação Sociopedagógica e Artes.

Referências

Adams, D. (2023). Educational leadership: Contemporary theories, principles, and practices. Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-99-8494-7

Alcántara, A. C., Sánchez-Martí, A., & Rovira, J. P. (2023). Languages of origin and education in Europe: A systematic review. European Journal of Education, 58(1), 151–165. https://doi.org/10.1111/ejed.12537

AlDhaen, E., Stone, M., Evans, G., & AlHawaj, A. (2023). Relevance and rigour in management education–gulf Universities and information on standards. Information Sciences Letters, 12(6), 2365–2372. https://doi.org/10.18576/isl/120613

Asad, M. M., Rind, A. A., & Abdulmuhsin, A. A. (2022). Impact of transformational leadership on educational institutes culture: a quantitative study in the context of Pakistan. International Journal of Organizational Analysis, 30(5), 1235–1250. https://doi.org/10.1108/IJOA-12-2020-2561

Clarke, S., & Dempster, N. (2020). Leadership learning: The pessimism of context and the optimism of personal agency. Professional Development in Education, 46(4), 711–727. https://doi.org/10.1080/19415257.2020.1787196

Forssten Seiser, A., & Söderström, Å. (2021). Rektorer i utbildning – drivkrafter för ett lärande i samspel [Principals in education: Driving forces for interactive learning]. Högre Utbildning, 11(1), 79–92. https://doi.org/10.23865/hu.v11.2947

Forssten Seiser, A., & Söderström, Å. (2022). The impact of the Swedish National Principal Training Programme on principals’ leadership and the structuration process of school organisations. Research in Educational Administration & Leadership, 7(4), 826–859. https://doi.org/10.30828/real.1120909

García-Martínez, I., Díaz-Delgado, M. Á., & Ubago-Jiménez, J. L. (2018). Educational Leadership Training, the Construction of Learning Communities. A Systematic Review. Social Sciences, 7(12), 267. https://doi.org/10.3390/socsci7120267

Gordon, M. F., Easton, J. Q., Blanchard, A., Bohannon, A. X., Smith, C., & Sartain, L. (2022). On the Path to Becoming a Chicago Public School Principal. Chicago, IL: NORC at the University of Chicago.

Grootenboer, P., & Hardy, I. (2015). Contextualizing, orchestrating and learning for leading: The praxis and particularity of educational leadership practices. Educational Management Administration & Leadership, 45(3) 402–418. https://doi.org/10.1177/1741143215595418

Hokkanen, L., Lettner, S., Barbosa, F., Constantinou, M., Harper, L., Kasten, E., Hessen, E. (2019). Training models and status of clinical neuropsychologists in Europe: Results of a survey on 30 countries. Clinical Neuropsychologist, 33(1), 32–56. https://doi.org/10.1080/13854046.2018.1484169

Kakungulu, S. (2024). Transformational Leadership in Educational Institutions. Eurasian Experiment Journal of Humanities and Social Sciences, 5(3), 18–22. https://www.researchgate.net/publication/385379456_Transformational_Leadership_in_Educational_Institutions

Moskalenko, A., Kubitskyi, S., Dychkivska, I., Uliukaieva, I., & Vorovka, M. (2024). Advancing managerial experience through education: Comparative Ukrainian and global practices. AD Alta, 14(2), Special Issue XLV, 30–36. https://www.magnanimitas.cz/ADALTA/140245/PDF/140245.pdf

Özkan, T., & Tokel, A. (2018). Evaluation of the Managerial Effectiveness of School Administrators by the Views of Teachers. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(5), 2025–2037. https://doi.org/10.29333/ejmste/85869

Rivkin, S. G., Sartain, L., & Schiman, J. C. (2024). Training and Retaining Effective School Leaders: Results from Efforts to Improve Principal Effectiveness in Chicago Public Schools. YouChicago Consortium on School Reserch. https://consortium.uchicago.edu/sites/default/files/202308/Training%20and%20Retaining%20Effective%20School%20Leaders-Sep2023-Consortium.pdf

Sebastien, N. (2017). Effective Educational Leadership Training for Transformative Leadership. Journal of Interdisciplinary Teacher Leadership, 2(2), 27–31. https://doi.org/10.46767/kfp.2016-0017

Sunaengsih, C., Anggarani, M., Amalia, M., Nurfatmala, S., & Naelin, S. (2019). Principal Leadership in the Implementation of Effective School Management. Mimbar Sekolah Dasar, 61(1), 79–91. https://doi.org/10.17509/mimbar-sd.v6i1.15200

Toprak, M. (2020). Leadership in educational: A systematic review. International Journal of Educational Administration Management and Leadership, 1(2), 85–96. https://doi.org/10.51629/ijeamal.v1i2.10

Toprak, M., Karakus, M., & Chen, J. (2023). Transformational school leadership: a systematic review of research in a centralized education system. Journal of Educational Administration, 61(5), 514–530. https://doi.org/10.1108/JEA-10-2022-0185

Wodon, Q. (2023). Catholic education in Europe, educational pluralism, and public funding. International Studies in Catholic Education, 15(1), 20–33. https://doi.org/10.1080/19422539.2023.2190245

Publicado

31/07/2025

Como Citar

Moskalenko, A., Kubitskyi, S., Horishna, O., Slyusarenko, N., & Vorovka, M. (2025). Formação de líderes educativos: uma perspectiva comparativa das práticas à escala ucraniana e mundial. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(esp1), e025036. https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp1.20471