O processo decisório em Charles Edward Lindblom e a vontade geral em Jean-Jacques Rousseau: reflexões acerca da participação política e da necessidade de educação para essa participação

Autores

  • Roberta Aline Sbrana Membro do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq). Bolsista Fapesp.
  • Flaviana Christine V. P. M. Assumpção Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. Faculdade Casa Branca - FACAB.
  • Joana Corrêa Goulart Universidade Estadual de Goiás.
  • Sebastião de Souza Lemes UNESP-Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9479

Palavras-chave:

Processo decisório. Vontade geral. Participação. Educação.

Resumo

Na obra O Processo de Decisão Política, Charles Edward Lindblom tece reflexões acerca desse processo, destacando a relevância da participação política dos cidadãos em geral. Entretanto, esse autor alerta a necessidade da existência de uma educação que tenha como compromisso a formação de homens e mulheres para a participação social, pois somente a partir dessa educação tal participação poderá se efetivar. Do mesmo modo, na obra O Contrato Social, Jean-Jacques Rousseau apresenta considerações acerca da importância da participação do povo no processo de elaboração desse contrato, a qual ocorrerá por intermédio da “vontade geral”. Mas essa participação implica a criação de uma educação voltada para a formação do homem como indivíduo e cidadão, para que este participe de forma ativa da sociedade, tal como expõe em seu tratado pedagógico – Emílio ou Da Educação. O intuito desse trabalho é evidenciar que em ambas as reflexões esses autores discutem sobre essa relevância da participação política dos cidadãos, a qual, segundo sua visão, será concretizada apenas pela existência de uma educação que valorize a formação para a participação.

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