Processos de produção de identidades profissionais: narrativas de trajetórias de docentes com deficiência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13741

Palavras-chave:

Produção da identidade, Docentes com deficiência, Ensino superior.

Resumo

A pesquisa resulta da investigação realizada no estágio pós-doutoral na UERJ, no ano de 2020. A questão foi: Como os docentes com deficiência vem (re)construindo suas identidades no ensino superior? Objetivos: Compreender como os docentes com deficiência vem produzindo sua identidade profissional no ensino superior; Analisar se os programas de formação inicial e permanente tem contribuído para que os docentes com deficiência possam produzir suas identidades; Avaliar as razões políticas, pelas quais, os docentes com deficiência encontram dificuldades para produzir suas identidades na universidade. A metodologia foi qualitativa, priorizando as narrativas dos sujeitos com deficiência no ensino superior. Discutimos (auto)biografia, narrativas e produção de identidades. As narrativas demonstraram que há dificuldades para a produção da identidade, considerando que quase não há professores com deficiência no ensino superior. Nossas considerações nos fizeram perceber que é necessário ações políticas inclusivistas capaz de oportunizar o ingresso do docente com deficiência no ensino superior.

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Biografia do Autor

Vanderlei Balbino da Costa, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – Goiás

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/REJ). Pós-Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Bolsista PNPD/CAPES.

Alexandra Garcia, Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora do PPGEdu-FFP e do PROPEd-UERJ - Diretoria ABdC (Secretaria Geral - Biênio 2018-2020) Comitê Científico da ANPEd. Áreas: Currículo e Formação de Professores. Doutorado em Educação (UERJ).

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

COSTA, V. B. da; GARCIA, A. Processos de produção de identidades profissionais: narrativas de trajetórias de docentes com deficiência no ensino superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 593–613, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13741. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13741. Acesso em: 20 abr. 2024.

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