Psicología y educación: transdisciplinariedad en la construcción de la atención educativa especializada Caarapó-MS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11917

Palabras clave:

Psicología, Transdisciplinariedad, Atención educacional especializado (AEE)

Resumen

Este artículo debate la participación de psicólogos en la trayectoria de  implantación de la atención educacional especializado de Caarapó -  MS ocurrida entre los años de 2003 el 2017. Discute perspectivas y desafíos actuales a la inclusión social y educacional. Cuestiona la gênese de la relación entre la Psicología y la Educación, al tiempo en que sugiere posturas transdisciplinares como innovaciones pedagógicas y útiles al rendimiento de los psicólogos en la escuela con visualizaciones para la promoción de la educación inclusiva. Desarrollado en la extensión del programa de grado sensu en Educación Especial -  FAED / UFGD es tratado de una / de investigación del que estudio que el caso logró empezando del logro de las entrevistas, los comentarios en punto y estudios de documentos. El trato y el análisis de los datos fueron impulsados por la metodología del análisis del contenido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Mesquita de Melo Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados – (UFGD), Unidade II

Professora Adjunta no Curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharela, Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente na área da Psicologia Educacional e Educação Inclusiva. Experiência profissional e acadêmica ligada à Formação Inicial e Continuada de Psicólogos, Professores de Psicologia e Professores de Educação Básica. Interesse acadêmico voltado à Psicologia, aos processos de desenvolvimento humano, à Educação Inclusiva, à formação de Professores, aos Movimentos Sociais e à questão de Gênero.

Léa Géller, Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Caarapó – (SMEDE), Departamento de Educação Especial, Caarapó – MS

Psicóloga na Prefeitura Municipal de Caarapó desde o ano de 2013 até a presente data , atuando na Rede Municipal de Ensino, atendendo as demandas da educação especial e educandos com dificuldades de aprendizagem/ comportamento e demais atendimentos voltados para psicologia escolar, recentemente atuando na sede do município no setor de Educação Especial. Anteriormente ao trabalho na Educação Infantil, atuei na educação Escolar Indígena visando a implantação e implementação das politicas de inclusão escolar, no contexto social e cultural do Guarani / Kaiowa. De 2008 'a 2013 - Psicóloga da Area de assistência pericia na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, atua como Professora de Psicologia organizacional na Faculdade Integrada de Naviraí, especialista em Avaliação Psicológica.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo 

Citas

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 20 jun. 2018.

CAARAPÓ (MS). Conselho Municipal de Educação. Deliberação/CME/Caarapó-MS, n°16 de 20 de outubro de 2010.

CAARAPÓ (MS). Relatório de Gestão -2016. Secretaria Municipal de Educação e Esporte/ SMEDE, Prefeitura Municipal de Caarapó. Período 2016.

CAARAPÓ (MS). Relatório de Gestão -2017. Secretaria Municipal de Educação e Esporte/ SMEDE, Prefeitura Municipal de Caarapó. Período 2017.

CHAGAS-FERREIRA, Jane Farias. Psicologia escolar e desenvolvimento humano: articulação de saberes para a promoção do sucesso escolar. In: DAZZANI, Maria Virgínia.; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de (orgs.). Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. Campinas: Alínea, 2016.

CRUZ, Elisabete.; COSTA, Fernando Albuquerque. Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-acadêmica em Portugal. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, 2015.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Ideação, v. 10, n. 1, p. 93-104, 2008.

FRANZMANN, Neusa Mendonça.; BONETTI, Joelma C. S. O Trabalho Interdisciplinar: serviço social, psicologia e psicopedagogia na unidade escolar. Revista Maiêutica, Indaial, v. 3, n. 1, p. 95-104, 2016.

LUZ, Madel T. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas-análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e sociedade, v. 18, p. 304-311, 2009.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer?. Summus Editorial, 2015.

MENDES, Enicéia. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y pedagogía, Medellín, Universidad de Antioquia, Facultad de Educación, vol. 22, núm. 57, mayo-agosto 2010, pp. 93-109. Disponível em: https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/viewFile/9842 /9041. Acesso em: 28 out. 2018.

PAIVA, Fernanda Daniela. Formação de Professores, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: reflexões no curso de pedagogia. Anais... da Semana de Integração do Câmpus de Inhumas, v. 4, n. 1, 2017.

PATTO, Maria Helena Souza. Ciência e política na primeira república: origens da psicologia escolar. Mnemosine, 2004.

SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da.; FERNANDES, Sonia Regina de Souza.; FLEURI, Reinaldo Matias. Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica: problematização de práticas e de percepções de docentes, discentes e coordenadores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.13, n. esp. 2, p. 1265-1280, set.,2018. ISSN 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11643.Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11643/7585. Acesso em: 28 out. 2018.

SOMMERMAN, Américo. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como novas formas de conhecimento para a articulação de saberes no contexto da ciência e do conhecimento em geral: contribuição para os campos da educação, da saúde e do meio ambiente. Tese (Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento) – Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2012.

Publicado

01/12/2018

Cómo citar

ALMEIDA, D. M. de M.; GÉLLER, L. Psicología y educación: transdisciplinariedad en la construcción de la atención educativa especializada Caarapó-MS. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 856–871, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11917. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11917. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos