Narrativas literárias desbocadas

Inspirações para (des)fazeres educativos e metodologias queer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17200

Palavras-chave:

Dissidências sexuais e de gênero, Literatura infantojuvenil, Currículo queer, Metodologia queer, Feminismos

Resumo

No presente texto buscamos refletir sobre as potencialidades que narrativas literárias que abordam as dissidências de gênero e sexualidades podem trazer para a educação e para os currículos. Narrativas desbocadas, transviadas, sapatonas, estranhas, queer, obras de literatura que encantam e (des)encantam ao fazerem circular pelos imaginários de crianças e jovens, personagens plurais. Estabelecemos um paralelo entre um ‘mundo real’, esse no qual vivemos, atravessado por polarizações no campo político, por regulações e censuras no campo das artes e da educação e um ‘mundo imaginado’, um cenário aberto às possibilidades de ser, estar e sentir a vida, para além das imposições da cisheteronorma patriarcal e colonial. Nessa jornada, dialogamos com as produções teóricas advindas dos estudos feministas e queer em interface com a educação e apostamos nas alianças com essas personagens dissidentes para inspirar (des)fazeres educativos.

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Biografia do Autor

Késia dos Anjos Rocha, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista CAPES, trabalha e se dedica a reflexões no campo na Educação, com ênfase nos seguintes temas: Gênero, sexualidades, raça, políticas de escrita em diálogo com os referenciais dos estudos feministas, estudos queer e contracoloniais.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Sociologia (UFS). Bolsista em Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq.

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Publicado

14/09/2022

Como Citar

ROCHA, K. dos A.; DIAS, A. F. Narrativas literárias desbocadas: Inspirações para (des)fazeres educativos e metodologias queer. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022138, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17200. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17200. Acesso em: 24 abr. 2024.