Histórias profissionais: políticas de formação e percursos formativos de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14359

Palavras-chave:

Histórias profissionais, Políticas de formação, Percursos formativos.

Resumo

O artigo apresenta um estudo investigativo sobre histórias profissionais em interfaces com as políticas de formação docente. O objetivo da pesquisa parte da prerrogativa de analisar histórias de professores e a reverberação das políticas formativas em seus percursos formativos. Para tanto, dialogou-se teoricamente com as contribuições de Nóvoa (1999) e Saviani (2009). As narrativas biográficas construídas a partir de entrevistas orais, foram analisadas destacando as categorias analíticas seguida da aplicação de questionário semiestruturado, caracterizando este estudo de natureza qualitativa em que se toma das narrativas os subsídios para dialogar com elementos bibliográficos. Os achados desta pesquisa sinalizou que as políticas de formação de professores, a legislação vigente e as demandas sociais de um determinado tempo influenciam diretamente nas trajetórias individuais dos professores, entretanto estas políticas não se uniformizam nos percursos formativos, uma vez que cada professor constrói sua história profissional a partir dos modos de recriação da cultura laboral. Destacou-se ainda que na história da formação docente, dada as condições objetivas da razão prática, a cultura profissional incorpora as exigências legais e formativas em muitas circunstâncias de forma acrítica, justificando que o normativo é pra ser incorporado e não questionado, o que evidencia o peso hierárquico das políticas em nossos modos de exercer a docência quando esta consiste em nossa ocupação primária.

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Biografia do Autor

Marta Rochelly Ribeiro Gondinho, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI). Doutorado em Educação (UFRJ).

Luisa Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI). Doutorado em Educação (UFRJ).

Maria da Conceição Rodrigues Martins, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos – PI

Professora Adjunta do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB/UFPI). Doutorado em Educação (UFU).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

GONDINHO, M. R. R.; OLIVEIRA, L. X. de; MARTINS, M. da C. R. Histórias profissionais: políticas de formação e percursos formativos de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1615–1631, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14359. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14359. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos