Programa de melhoria da autonomia e pesquisa científica na educação à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.3.15286

Palavras-chave:

Autonomia, Ciência, Educação a distância, Pesquisa e programa

Resumo

Os estudantes da Educação Básica Regular demonstraram algumas dificuldades para desenvolver a autonomia durante suas sessões de aprendizagem; no entanto, esta situação aumentou quando a educação à distância foi implementada, devido ao confinamento obrigatório, causado pelo surgimento do Covid 19, uma alternativa teve que ser procurada, o que permitiu que soluções para esta situação fossem fornecidas. Foi formulado como objetivo de estudo a implementação de um Programa que melhorasse a autonomia e a pesquisa científica na educação à distância. O método utilizado foi uma abordagem quantitativa, com desenho experimental, uma população de 84 estudantes do I.E. Celso Lino Ricaldi foi utilizada, um programa foi aplicado em dez sessões, resultando após sua implementação, no pós-teste que 35,71% do grupo de controle e 67,86% do grupo experimental estão no nível alcançado. Estes dados levaram à conclusão de que o programa implementado tem efeitos positivos no aprendizado autônomo e na pesquisa científica da instituição educacional escolhida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juana Venegas-Claros, Universidad César Vallejo (UCV)

Master of Education.

Aracelli Gonzales-Sánchez, Universidad César Vallejo (UCV)

Doctorate of Education.

Luis Alex-Valenzuela, Universidad César Vallejo (UCV)

RENACYT qualified researcher.

Joel Visurraga-Agüero, Universidad Privada Norbert Wiener (UWIENER)

Doctor in Public Management and Governance.

Carlos Augusto Luy-Montejo, Universidad Tecnológica del Perú (UTP)

RENACYT qualified researcher.

Referências

ALMODÓVAR-LÓPEZ, M. et al. La enseñanza remota no viene sin retos. Revista Electrónica Educare, v. 24, n. supl., p. 1-4, 2020. DOI: doi.org/10.15359/ree.24-s.15

BEDOYA, L. et al. La autonomía en la primera infancia desde el trabajo por proyectos. 2013. 106 f. Thesis (Doctorate) – Facultad de Educaciòn, Universidad Pontificia Bolivariana, Medellìn, 2013. Available: https://repository.upb. edu.co/handle/20.500.11912/1122. Access: 10 June 2020.

CANABAL, C.; MARGALEF, L. La retroalimentación: la clave para una evaluación orientada al aprendizaje. Profesorado, Granada (Spain), v. 21, n. 2, p. 150-170, 2017. Available: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/59454. Access: 10 June 2020.

CARRASCO, S. Metodologí de la investigación científica. Lima, Peru: Editorial San Marcos, 2019.

CRISOL-MOYA, E.; HERRERA-NIEVES, L.; MONTES-SOLDADO, R. Virtual education for all: Systematic review. Education in the Knowledge Society, v. 21, p. 1-13, 2020. DOI: doi.org/10.14201/eks.20327

DÍAZ-BARRIGA-ARCEO, F.; BARRÓN-TIRADO, M. C. Currículo y pandemia: Tiempo de crisis y oportunidad de disrupción. Revista Electrónica Educare, v. 24, n. supl., p. 1-5, 2020. DOI: doi.org/10.15359/ree.24-s.3

FLÓREZ-NISPERUZA, E.; DE LA OSSA ALBIS, A. La indagación científica y la transmisión-recepción: una contrastación de modelos de enseñanza para el aprendizaje del concepto densidad. Revista Científica, v. 31, n. 1, p. 55-67, 2018. DOI: doi.org/10.14483/23448350.12452

GARCÍA-RUIZ, R.; PÉREZ-ESCODA, A. Communication and education in a digital connected world. Presentation. Icono14, v. 18, n. 2, p. 1-15, 2020. DOI: doi.org/10.7195/RI14.V18I2.1580

GONZÁLEZ, T. et al. Influence of COVID-19 confinement on students’ performance in higher education. PLoS ONE, v. 15, n. 10, e0239490, 2020. DOI: doi.org/10.1371/journal.pone.0239490

GUTIÉRREZ, M. et al. Autonomy support, psychological needs satisfaction, school engagement and academic success: A mediation model. Universitas Psychologica, v. 17, n. 5, 2018. DOI: doi.org/10.11144/Javeriana.upsy17-5.aspn

LOBATO FRAILE, C. El estudio y trabajo autónomo del estudiante. In: DE MIGUEL, M. (Dir.). Métodos y modalidades de enseñanza centradas en el desarrollo de competencias. Madrid, Spain: Alianza Universidad, 2006. Available: https://www.uaem.mx/sites/default/files/facultad-de-medicina/descargas/aprendizaje-autodirigido.pdf. Access: 10 June 2020.

LÓPEZ, M. et al. La enseñanza remota no viene sin retos. Revista Electrónica Educare, v. 24, n. supl., p. 1-4, 2020. DOI: doi.org/10.15359/ree.24-s.15

MALDONADO-SÁNCHEZ, M. et al. Estrategias de aprendizaje para el desarrollo de la autonomía de los estudiantes de secundaria. Propósitos y Representaciones, v. 7, n. 2, p. 415-427, 2019. DOI: doi.org/10.20511/pyr2019.v7n2.290

MEDINA, D.; NAGAMINE, M. Estrategias de aprendizaje autónomo en la comprensión lectora de estudiantes de secundaria. Propós. represent., v. 7, n. 2, p. 134-146, 2019. ISSN 2307-7999. DOI: dx.doi.org/10.20511/pyr2019.v7n2.276

MORENO, R.; MARTÍNEZ, R. Aprendizaje autónomo. Desarrollo de una definición. Revista Latina de Análisis de Comportamiento, v. 15, n. 1, 2007, p. 51- 62, 2007. Universidad Veracruzana Veracruz, México. Available: https://www.redalyc.org/pdf/2745/274520891004.pdf. Access: 10 June 2020.

PÉREZ DE CABRERA, L. El rol del docente en el aprendizaje autónomo: la perspectiva del estudiante y la relación con su rendimiento académico. Rev. Diálogos, n. 11, p. 45-62, 2013. Available: https://core.ac.uk/downl oad/pdf/47265063.pdf. Access: 10 June 2020.

PERU. Currículo Nacional de la Educación Básica - CNEB. Lima, Peru: Ministerio de Educación, 2016. Available: www.minedu.gob.pe. Access: 10 June 2020.

QUISPE, J. Los recursos tecnológicos y su relación con el aprendizaje autónomo de los estudiantes de la escuela profesional de contabilidad, de la Universidad Católica los Ángeles de Chimbote, distrito Juliaca, año 2018. 2018. 111 f. Dissertation (Master's Degree in Education) – Universidad Católica los Angeles de Chimbote, Chimbote, Peru, 2018. Available: http://repositorio.uladech.edu.pe/handle/123456789/7528. Access: 10 June 2020.

RAYNAUDO, G.; PERALTA, O. Conceptual change: a glance from the theories of Piaget and Vygotsky. Liberabit: Revista Peruana de Psicología, v. 23, n. 1, p. 137-148, 2017. DOI: doi.org/10.24265/liberabit.2017.v23n1.10

SIANES, A.; SÁNCHEZ, E. E-learning en 15 días. Retos y renovaciones en la Educación Primaria y Secundaria de la República de Croacia durante la crisis del COVID-19. How has we Introduced distance Learning? Revista Española de Educación Comparada, v. 36, 2020.

SOUSAI, V. An overview of research designs relevant to nursing: Part 1: Quantitative research designs. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 15, n. 3, 2007. DOI: doi.org/10.1590/S0104-11692007000300022

UZCÁTEGUI, Y.; BETANCURT, C. La metodología indagatoria en la enseñanza de las ciencias: una revisión de su creciente implementación a nivel de Educación Básica y Media. Revista de Investigación, v. 37, n. 78, 2013. Available: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1010-29142013000100006. Access: 10 June 2020.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

VENEGAS-CLAROS, J. .; GONZALES-SÁNCHEZ, A. .; ALEX-VALENZUELA, L. .; VISURRAGA-AGÜERO, J. .; LUY-MONTEJO, C. A. . Programa de melhoria da autonomia e pesquisa científica na educação à distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.3, p. 1580–1588, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.3.15286. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15286. Acesso em: 24 nov. 2024.