Gestão pública e compartilhada

A gestão acadêmica integrada na formação docente e de gestores públicos no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15638

Palavras-chave:

UAB, CAPES, Gestão pública, Formação, Professores, Gestores

Resumo

Políticas Públicas (PPs) são instrumentos de gestão em que o governo opera ações para o cumprimento dos seus programas, em que os agentes públicos e organizações investidas de função administrativa são responsáveis pela condução da Gestão Pública do Estado, por meio do Plano Plurianual (PPA). Como modelo da Gestão Pública, este artigo avalia a Gestão Compartilhada entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Sistema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB) e as Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) na consecução dos objetivos descritos no âmbito do decreto 5.800/2006, que estabeleceu a UAB, com relação à formação básica e continuada de professores, bem como de gestores públicos. Pode-se evidenciar a contribuição do SisUAB para as áreas de Educação Básica e gestão pública no país, devendo-se considerar que o princípio de interiorização prescrito permite que esses resultados sejam mais representativos.

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Biografia do Autor

Luiz Alberto Rocha de Lira, Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasília – DF – Brasil

Coordenador de Programas e Cursos em Educação a Distância da CAPES. Doutorado em Educação (UNIMEP).

Tatiane Michelon, Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasília – DF – Brasil.

Analista em C&T. Especialista em Educação a Distância (UnB).

Carlos Cezar Modernel Lenuzza, Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasília – DF – Brasil

Diretor de Educação a Distância. Mestrado em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (UFRGS).

Fernando Barcellos Razuck, Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Analista em C&T. Doutorado em Educação (UnB).

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Publicado

30/09/2022

Como Citar

LIRA, L. A. R. de; MICHELON, T.; LENUZZA, C. C. M.; RAZUCK, F. B. Gestão pública e compartilhada: A gestão acadêmica integrada na formação docente e de gestores públicos no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022133, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.15638. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15638. Acesso em: 28 mar. 2024.

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