Perspectivas educacionais e éticas sobre a eugenia
impacto em indivíduos com deficiência do século XIX a meados do século XX
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp1.20476Palavras-chave:
Tchecoslováquia, Ética, Perspectivas históricas, Pessoas com deficiência, Inclusão socialResumo
Este artigo explora as raízes históricas e o desenvolvimento das ideologias eugênicas, com foco em seu impacto sobre práticas, atitudes e políticas educacionais relacionadas a pessoas com deficiência. A partir de fontes históricas e legislações relevantes, especialmente no contexto da Tchecoslováquia, analisa-se como o pensamento eugênico influenciou a formação de sistemas educacionais segregados, a negação do acesso à educação e o discurso público sobre a “educabilidade” de pessoas com deficiência. Destacam-se os programas de esterilização e eutanásia e suas implicações para a inclusão educacional, o reconhecimento social e os direitos humanos. O estudo também reflete sobre como práticas excludentes do passado moldaram o surgimento da educação inclusiva contemporânea, enfatizando o papel da educação especial na reparação de injustiças históricas e na promoção de abordagens éticas e humanistas nas teorias e práticas pedagógicas atuais. Ao relacionar políticas eugênicas históricas com desafios educacionais modernos, o artigo aprofunda a compreensão dos fundamentos éticos da educação inclusiva.
Downloads
Referências
Bačová, V. (2024). Developing a safe learning environment in primary-level innovative schools in the Czech Republic. Education 3-13: International Journal of Primary, Elementary and Early Years Education, 1(1), 1–11. https://doi.org/10.1080/03004279.2024.2410482
Černoušek, M. (1994). Šílenství v zrcadle dějin: Pojednání pro inteligentní čtenáře. Grada.
Husson, É. (2009). Heydrich: Konečné řešení židovské otázky. Domino.
Kyncl, V. (2014). Stroje na smrt: Plynové vozy a nacistická technologie konečného řešení. Epocha.
Němejc, K., Smékalová, L., & Kříž, E. (2019). A reflection of the quality of education in the use of teaching aids and the importance of lifelong learning. Rural Environment. Education. Personality (REEP), 12(1), 94–103. https://doi.org/10.22616/REEP.2019.012
Ridley, M. (2001). Genom: Životopis lidského druhu v třiadvaceti kapitolách. Portál.
Scharsach, H. (2001). Lékaři a nacismus. Themis.
Šimůnek, M. (2012). Pro et contra: Debaty o zavedení tzv. eugenické sterilizace v Československu, 1933–1938. Speciální pedagogika, 22(3), 224–240.
Šimůnek, M. (2022). Restrikce, evidence, příděly: K zásobování Protektorátu Čechy a Morava pohonnými hmotami (1939–1942). Národní technické muzeum.
Šimůnek, M., & Novák, M. (2023). Orbity smrti: Nacistická “eutanázie” a masové umírání psychiatrických pacientů v českých zemích, 1939–1945. 1938–1953. Academia.
Zeman, P. (2015). Kancelář vůdce NSDAP a akce “T4”. Paměť a dějiny, 2, 56–66. Ústav pro studium totalitních režimů České republiky.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


