A educação em ciências e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: entraves no ensino de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13184

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino de Ciências, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar os obstáculos relacionados ao processo de inclusão educacional de alunos com Deficiência Intelectual (DI), na disciplina de Física, em uma escola regular. A investigação possuía uma abordagem qualitativa e configurava-se como um estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas duas entrevistas, uma com o professor do ensino regular e outra com a professora de apoio. Os dados revelaram que, devido à lacuna na formação do professor do ensino regular, os alunos não possuíam a oportunidade de construir conhecimentos relacionados aos conteúdos de Física. Além disso, os dois profissionais não desenvolviam, de forma efetiva, um trabalho colaborativo. Para finalizar, observou-se a existência de barreiras atitudinais, preconceitos e estigmas por parte de um dos docentes.

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Biografia do Autor

Mariangela Dias Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Acadêmica do curso de Terapia Ocupacional.

Paloma Alinne A. Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itabira – MG

Professora do Instituto de Física e Química (IFQ). Coordenadora do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI)”.

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Publicado

01/08/2019

Como Citar

ALVES, M. D.; RODRIGUES, P. A. A. A educação em ciências e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: entraves no ensino de física. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 374–386, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13184. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13184. Acesso em: 18 abr. 2024.

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Edição Temática

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