Obviedades não óbvias da educação: Escola pública
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14209Palavras-chave:
Pesquisa, Ensino e aprendizagem, Psicologia.Resumo
Desenvolvimento não é um aceno aberto que, mesmo tendo motivações/pressões externas, precisa ser resolvido de dentro para fora, com devida autoria. Hoje não existe qualquer chance de um país tentar alguma alternativa de política econômica que se contraponha ao liberalismo, mesmo não sendo marxista ou similar. O liberalismo é camisa de força violenta, mesmo tendo na etimologia a noção de liberdade como essencial. Não simplifiquemos as coisas, porém. Quando observamos em países africanos que moças são mutiladas genitalmente por razões religiosas, o ímpeto é defendê-las, por ser a sexualidade própria direito inalienável. Quem acredita que, mesmo sendo direitos humanos dotados de validade relativa (não relativista), é o caso condenar tais práticas mutiladoras, pois humanos não podem ser desfigurados truculentamente, mas entra numa seara complexa, como é interferir na educação dos filhos, para evitar que meninas sejam domesticadas como serviçais dos homens. Em qualquer caso, porém, precisamos preferir abordagens de convencimento, embora se possa ou deva admitir até mesmo intervenção para impedir truculências desse porte.Downloads
Referências
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