A importância da afetividade na educação

Auteurs

  • Gabriella Rossetti Ferreira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) https://orcid.org/0000-0003-4682-8914
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12003

Mots-clés :

Aprendizagem, Afetividade, Vínculo, Escola.

Résumé

A afetividade é um estado psicológico humano, logo faz parte da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é demonstrar como e porque a afetividade está vinculada ao processo de ensino-aprendizagem, ressaltando que, sem o estabelecimento de vínculos afetivos, não é possível o aprendente disponibilizar energia para que seu desejo de aprender se manifeste. Desta forma, é possível afirmar que não haverá aprendizagem se não houver o desenvolvimento cognitivo e afetivo, concomitantemente. A afetividade tem sido alvo de estudo de muitos autores, e todos são unânimes em afirmarem que o desenvolvimento humano integral deve ter cognição afeição. Não raro, encontramos crianças que não aprendem ou, que não desejam aprender, uma vez que são incapazes de estabelecer vínculos afetivos com a escola e com os professores. A escola é o primeiro ambiente de vivência longe dos pais e da família, por isso deve ser acolhedor e passível aos desenvolvimento afetivo.

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Bibliographies de l'auteur

Gabriella Rossetti Ferreira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutoranda de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Professor do Departamento de Psicologia da Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual.

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Publiée

01/02/2019

Comment citer

FERREIRA, G. R.; RIBEIRO, P. R. M. A importância da afetividade na educação. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 88–103, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.12003. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12003. Acesso em: 22 nov. 2024.