Metodologias Ativas: a experiência do curso MAES

Autores

  • Conceição de Maria Cardoso Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
  • Azenaide Abreu Soares Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11454

Palavras-chave:

Currículo, Transdisciplinaridade, Metodologias ativas.

Resumo

O texto apresenta o processo de criação e desenvolvimento do Programa MAES: Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Estudante do Século XXI, ofertado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em parceria com pesquisadores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Hame University of Applied Sciences (HAMK). O texto justifica-se tendo em vista que estudos empíricos sobre o efetivo desenvolvimento de currículos baseados em competências são difíceis de encontrar na literatura (KOENEM, 2015), e ainda mais escassas são tais pesquisas em contextos da educação profissional brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição de Maria Cardoso Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Professora-pesquisadora do Programa MAES. Doutora em Geotecnia pela Universidade Federal de Brasília. Participante do Programa VET III – Teachers for the Future.

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Professora Pesquisadora do Programa MAES. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de São Paulo. Participante do Programa VET III – Teachers for the Future e do Programa FiTT – Finnish Training Trainners.

Referências

ANDERSON, L.; KRATHWOHL, D. A. Taxonomy for Learning, Teaching and Assessing: a revision of bloom's taxonomy of educational objectives. New York: Longman, 2001.

BAARTMAN, L. K. J.; BASTIAENS, T. J.; KIRSCHNER, P. A.; VAN DER VLEUTEN, C. P. M. Evaluation assessment quality in competence-based education: A qualitative comparison of two frameworks. Educational Research Review, v. 2, n. 2, 114-129, 2007.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, 2013.

BIGGS, J. B. Assessing learning quality: Reconciling institutional, staff and educational demands. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 21, p. 5–15, 1996.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.

DELORS, J. Os quatro pilares da educação. In: DELORS, Jacques et al. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2010.

FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

HUITT, W. Humanism and open education. Educational Psychology Interactive. Valdosta, GA: Valdosta State University, 2009. Disponível em: http://www.edpsycinteractive.org/topics/affect/humed.html. Acesso em: 10 dez. 2017.

KOENEN, A. K.; DOCHY, F.; BERGHMANS, I. A phenomenografic anylisis of inplementation f competence-based education in higher education. Teaching and Teacher Education, v. 50, p. 1-12, 2015.

MARKHAM, T. Project based learning design and coaching guide: expert tools for innovation and inquiry for K-as educators. Califórinia: HeartlQ Press, 2012.

OECD. Global competency for an inclusive world. OECD Publishing, Paris, 2016. Disponível em: https://www.oecd.org/education/Global-competency-for-an-inclusive-world.pdf. Acesso em: 12 set. 2017.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

Downloads

Publicado

30/04/2018

Como Citar

COSTA, C. de M. C.; VIEIRA, A. A. S. Metodologias Ativas: a experiência do curso MAES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 553–563, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11454. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11454. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência