Configurações na fronteira entre Brasil/Paraguai e a organização do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12755

Palavras-chave:

Política educacional, Formação de professores, Fronteira.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o PEIF como uma política supranacional de formação de professores na fronteira do Brasil com o Paraguai a partir da configuração executada na região sul do Mato Grosso do Sul. Estabelece o seguinte problema de pesquisa: o PEIF apresentou contribuição significativa para a realidade educacional na fronteira do Brasil com o Paraguai? Em termos metodológicos este estudo ancora-se na pesquisa documental, qualitativa e de análise de conteúdo, coletadas da tese de doutorado em andamento sobre o tema. Constatou-se nesta pesquisa que o PEIF como uma política específica para a região de fronteira buscou na formação de professores meios de solidificar a integração regional no âmbito do Mercosul.

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Biografia do Autor

Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Ponta Porã - MS

Docente da Faculdade de Educação da UFMS. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Educação/Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD/Dourados – Brasil. Graduada em Pedagogia.

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Publicado

30/08/2019

Como Citar

BUENO, M. L. M. C. Configurações na fronteira entre Brasil/Paraguai e a organização do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1702–1716, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12755. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12755. Acesso em: 4 out. 2024.