A prática pedagógica no atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12965

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Deficiência intelectual, Atendimento educacional especializado.

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado – AEE está voltado para atender as necessidades dos alunos com deficiência em horários opostos aos das aulas do ensino regular. O presente estudo teve por objetivo descrever a prática pedagógica de uma professora de educação especial para desenvolver o pensamento lógico-matemático dos alunos com deficiência intelectual em uma sala de apoio especializado – AEE de uma escola estadual de uma cidade do interior paulista. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo e exploratório, caracterizando-se por um estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se os seguintes instrumentos: entrevista aberta e observação participante. Os resultados apontaram que a prática pedagógica da professora está voltada para a relação professor/aluno, na interação social e na estimulação do aprendizado, visando a construção do conhecimento para a superação das dificuldades.

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Biografia do Autor

Luci Pastor Manzoli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora aposentada do Dep. de Didática. Vinculada ao Programa de Pos Graduação em Educação Escolar. Realiza estudos e pesquisas  na  área da educação especial

Bruna Rafaela de Batista, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar.

Caio Vinicius dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

MANZOLI, L. P.; BATISTA, B. R. de; SANTOS, C. V. dos. A prática pedagógica no atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1250–1264, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.12965. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12965. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos