Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825

Palavras-chave:

Ensino superior, Inclusão, Desafios, Práticas pedagógicas.

Resumo

O texto reflete sobre o desafio da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, tendo como eixos discussões sobre as políticas de acesso, a percepção discente sobre acessibilidade, a identificação de barreiras e os desafios postos à Universidade e à docência. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. O corpus da pesquisa se constitui de relatos de sujeitos da UFC, da UECE e da UERN, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em apreciação, sobre a permanência e o cotidiano vivenciado. As evidências apontam para a superação de concepções padronizadoras de desenvolvimento e aprendizagem, o fortalecimento do princípio do reconhecimento da diferença, a necessidade de instauração de uma nova racionalidade na Educação Superior e da superação de distintas barreiras à participação e à aprendizagem; indica também a necessidade de políticas institucionais intencionais para inclusão, barreiras arquitetônicas como empecilho notório a todos e, ainda, que já existem práticas pedagógicas de professores aliadas nessa construção.

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Biografia do Autor

Francisca Geny Lustosa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE

Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED). Membro do Observatório de Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

Disneylândia Maria Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros – RN

Professora Adjunto do Departamento de Educação, do CAMEAM/UERN. Pesquisadora Institucional do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/CAMEAM/UERN). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco.

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Publicado

26/06/2020

Como Citar

LUSTOSA, F. G.; RIBEIRO, D. M. Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1523–1537, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13825. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13825. Acesso em: 30 dez. 2024.

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