Educação e pobreza: o Programa Bolsa Família na percepção dos estudantes do Ensino Médio em Corumbá-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14433

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, Política social, Ensino médio, Percepções de estudantes

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em analisar as percepções socialmente construídas sobre o Programa Bolsa Família (PBF), com ênfase em sua relação com a Educação, tendo como público-alvo um grupo de estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio em duas escolas públicas da cidade de Corumbá-MS. O estudo contou com 23 participantes, sendo 14 deles beneficiários do programa, e nove não beneficiários. Os dados referentes às percepções dos estudantes sobre o PBF foram coletados por meio de questionários e, posteriormente, analisamos qualitativamente a partir das técnicas da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes consultados, especialmente os não beneficiários do PBF, possuem um conhecimento superficial sobre o programa e também apontam para a existência de divergências entre as percepções de estudantes beneficiários e não beneficiários no modo de conceber o programa e sua condicionalidade educacional, bem como nas expectativas em relação ao prosseguimento dos estudos/atuação profissional.

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Biografia do Autor

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professora Adjunta do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, Campus do Pantanal.

Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professor Adjunto do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, Campus do Pantanal.

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

MARTINS, B. A.; RÜCKERT, F. Q. Educação e pobreza: o Programa Bolsa Família na percepção dos estudantes do Ensino Médio em Corumbá-MS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2260–2277, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14433. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14433. Acesso em: 16 abr. 2024.