Educai vossos filhos
A história da racialização na educação profissional tecnológica (1930/1950) em Pelotas/RS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16945Palavras-chave:
Educação, Racismo, BranquitudeResumo
O interesse pela discussão sobre as relações raciais entre sujeitos brancos e negros têm ganhado espaço em diversas áreas, na sociedade brasileira, desde o final dos anos noventa. No campo da história da educação muitas pesquisas têm versado sobre a diversidade racial dos grupos escolares, a discussão de ações afirmativas no ensino superior e debates sobre o repensar a escola como produtora ou reprodutora de mecanismos de desigualdades sociais e raciais. Através da pesquisa realizada, pelas imagens dos quadros de formatura, entendemos que o acesso à escola profissional era o elemento de coesão e de manutenção de poder da elite branca local e nacional. Isto é, mesmo que no período investigado os negros tivessem o direito de ter acesso a uma educação profissional, sua presença, ínfima, indica que era vedado através de discriminação ou de mecanismos que dificultassem a sua permanência nesse espaço escolar e profissionalizante.
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