Educai vossos filhos

A história da racialização na educação profissional tecnológica (1930/1950) em Pelotas/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16945

Palavras-chave:

Educação, Racismo, Branquitude

Resumo

O interesse pela discussão sobre as relações raciais entre sujeitos brancos e negros têm ganhado espaço em diversas áreas, na sociedade brasileira, desde o final dos anos noventa. No campo da história da educação muitas pesquisas têm versado sobre a diversidade racial dos grupos escolares, a discussão de ações afirmativas no ensino superior e debates sobre o repensar a escola como produtora ou reprodutora de mecanismos de desigualdades sociais e raciais. Através da pesquisa realizada, pelas imagens dos quadros de formatura, entendemos que o acesso à escola profissional era o elemento de coesão e de manutenção de poder da elite branca local e nacional. Isto é, mesmo que no período investigado os negros tivessem o direito de ter acesso a uma educação profissional, sua presença, ínfima, indica que era vedado através de discriminação ou de mecanismos que dificultassem a sua permanência nesse espaço escolar e profissionalizante.

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Biografia do Autor

Natália Garcia Pinto, Universidade Federal de Pelotas

Professora no Curso de Licenciatura em História à distância. Doutora em História (UFRGS).

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Professora junto ao Curso de Formação Pedagógica e junto ao Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

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Publicado

01/12/2023

Como Citar

PINTO, N. G.; LEON, A. D. Educai vossos filhos: A história da racialização na educação profissional tecnológica (1930/1950) em Pelotas/RS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023115, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16945. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16945. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos