Perspectiva de mulheres sobre prevenção à gravidez na adolescência e ações de saúde na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17207

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, Promoção da saúde, Educação em saúde, Serviços de saúde escolar

Resumo

A gravidez na adolescência tem impactos nos processos de vida, visto sua complexidade; assim, a investigação das atividades voltadas aos aspectos da prevenção, baseada na promoção da saúde e abordagem histórico-cultural, apresenta relevância à pesquisa em saúde. Deste modo, o presente artigo busca analisar os sentidos de mulheres sobre as ações desenvolvidas pela escola relacionadas à prevenção da gravidez. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e transversal com abordagem qualitativa. Participaram do estudo três mulheres que passaram pelo momento da primeira gravidez durante a adolescência. Os dados foram construídos com entrevistas e análise qualitativa. Os resultados demonstraram que as atividades executadas no espaço de ensino caracterizaram-se por serem atividades pontuais, com abordagem técnica; infelizmente, a escola foi pouco explorada pelos serviços de saúde. Assim, este trabalho contribuiu para o conhecimento da prática da equipe de saúde e escolar no desenvolvimento de ações de prevenção à gravidez na adolescência.

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Biografia do Autor

Jéssica Karoline Barbosa da Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Mestre pelo Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

Maraina Gomes Pires Fernandes Dias, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

Luciane Sá de Andrade, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professora Livre-Docente no Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

SILVA, J. K. B. da; DIAS, M. G. P. F.; ANDRADE, L. S. de. Perspectiva de mulheres sobre prevenção à gravidez na adolescência e ações de saúde na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023032, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17207. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17207. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos