Ensino de lutas na Educação Física Escolar

Relatos de uma pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17633

Palavras-chave:

Lutas, Educação Física Escolar, Intervenção, Proposta pedagógica, Ética

Resumo

Esse estudo trata de analisar uma intervenção pedagógica do ensino de lutas no currículo de Educação Física de uma escola pública federal. A pesquisa-ação se deu na ministração de sete aulas de lutas para turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A partir da observação participante foram produzidos diários de campo, construídos nos estranhamentos do professor-pesquisador. As práticas pedagógicas visaram o uso de poucos materiais e que elementos éticos/atitudinais fossem empregados cotidianamente. O texto apresenta: 1) uma percepção dos saberes iniciais dos estudantes; 2) a proposta de ensino de lutas; e 3) uma avaliação da proposta pedagógica. A proposta se alia a uma educação interessada nas emoções dos indivíduos, não somente na perspectiva da incorporação de controles e autocontroles, mas na lógica também de desenvolvimento da autonomia e do conhecimento de si, e da construção de espaços seguros de catarse e de liberação dos impulsos.

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Biografia do Autor

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (Professor do Departamento de Expressão e Movimento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano). 

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (Professor do Departamento de Educação Física).

Maitê Venuto de Freitas, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (Professora da Secretaria Municipal de Educação).

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Publicado

01/12/2023

Como Citar

VASQUES, D. G.; MARIANTE NETO, F. P.; FREITAS, M. V. de. Ensino de lutas na Educação Física Escolar: Relatos de uma pesquisa-ação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023112, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17633. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17633. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência