Universidade e relações de gênero

Narrativas sobre feminilidades e masculinidades na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17700

Palavras-chave:

Universidade, Gênero, Ensino superior, Feminilidades, Masculinidades

Resumo

O presente estudo problematiza as relações de gênero no Ensino Superior a partir das dicotomias entre feminilidades e masculinidades. De abordagem qualitativa, a produção das narrativas ocorreu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas em três cursos de graduação da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina: Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura Plena em Matemática e Bacharelado em Enfermagem. Em linhas gerais, a produção de dados da pesquisa aponta para as dissonâncias e os processos de exclusão que atravessam o cotidiano institucional, o fazer docente e os currículos dos cursos estudados, no que concerne à manutenção de práticas marcadas pelo sexismo, binarismos e padrões heteronormativas na universidade. A Educação Superior, conforme as narrativas analisadas, reproduz iniquidades de gênero que têm nos modelos de feminilidade e masculinidade hegemônicos o fundamento para a manutenção de discursos e mecanismos de poder que repercutem, sobretudo, nas experiências e processos formativos de mulheres e pessoas LGBTQIAP+.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Raimundo da Silva Júnior, Universidade de Pernambucoil

Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE).

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Docente do Departamento de Direito (UPE) e do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE). Doutorado em Direito (PUC-Rio).

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Design e Comunicação (UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (UFPE). Doutorado em Sciences Sociales (UNRD, França).

Referências

ABREU, J. J. V. Masculinidades na cultura escolas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de instituições públicas e privadas de Teresina-PI. 2017. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.

ALMEIDA, M. C. P.; LIMA, M. A. D. S.; LIMA, C. C. A utilização da observação participante e da entrevista semi-estruturada na pesquisa em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 20, p. 130-142, 1999. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/23461/000265980.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022.

BANDEIRA, L.; OLIVEIRA, E. M. Representações de gênero e moralidade na prática profissional da Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 51, n. 4, p. 677-696, out./dez. 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/tzSWPrNwYZcjzhCZncXjFqk/?lang=pt. Acesso em: 9 dez. 2022.

BARBOSA, L. A. L. Masculinidades, feminilidades e educação matemática: análise de gênero sob ótica discursiva de docentes matemáticos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 697-712, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/8qDbYyF3Pph7fVmL6DY58Pw/?lang=pt. Acesso em: 8 jan. 2023.

BORTOLINI, A.; VIANNA, C. P. Política de educação em gênero e diversidade sexual: Histórico e presente da experiência brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 3, p. 2215–2234, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16691. Acesso em: 1 fev. 2023.

BRABO, T. S. A. M.; ORIANI, V. P. Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil. Educação Unisinos, v. 17, n. 2, p. 145-154, maio/ago. 2013. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2013.172.07. Acesso em: 12 ago. 2023.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CARDOSO, F. S.; CARVALHO, M. F. Questões teórico-epistemológicas à pesquisa social contemporânea: o pesquisador, o ator social e outros aspectos. Cadernos da FUCAMP, v. 17, n. 30, p. 36-50, 2018. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1307. Acesso em: 02 fev. 2023.

CASTRO, R. P.; REIS, N. Romper binários de gênero e sexualidade: ensaiar uma educação não-binária. MARGENS – Revista Interdisciplinar, v. 11, n. 17, p. 108-124, dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5437. Acesso em: 18 jan. 2023.

FERNANDES, M. C. V. A inserção e vivência da mulher na docência de Matemática: uma questão de gênero. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.

GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S.; GOMES, R. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

GUEDES, M. C. A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a ideia da universidade como espaço masculino. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 15, p. 117-132, jan. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/tPvR4dWz5GzGCgn4c6GCZHp/?lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2023.

LIMA, F. I. et al. A influência da construção de papeis sociais de gênero na escolha profissional. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 33–50, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10818/7004. Acesso em: 18 jan. 2023.

MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica; UFOP, 2013.

MORENO, M. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. São Paulo: Moderna, 1999.

PEREIRA, F. G. Homens no curso de Pedagogia: “as razões no improvável”. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

PERES, W. S. Cenas de exclusões anunciadas: travestis, transexuais, transgêneros e a escola brasileira. In: JUNQUEIRA, R. D. (org.). Diversidade sexual na escola: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília, DF: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada; Alfabetização e Diversidade; UNESCO, 2009.

PINTO, É. J. S.; CARVALHO, M. E. P.; RABAY, G. As relações de gênero nas escolhas de cursos superiores. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 47-58, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6173. Acesso em: 1 dez. 2022.

SANTOS, M. B. A participação das mulheres no ensino superior. Revista Três Pontos, v. 11, n. 11, p. 47-59, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistatrespontos/article/view/3276. Acesso em: 1 dez. 2022.

SCOTE, F. D.; GARCIA, M. R. V. Trans-formando a universidade: um estudo sobre o acesso e a permanência de pessoas Trans no Ensino Superior. Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 38, n. 2, p. 1-25, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2020.e65334. Acesso em: 1 fev. 2023.

SIMÕES, H. C. G. Q.; CARDOSO, F. S.; SILVA, A. M. M. Educação em direitos humanos, formação de sujeitos de direito e dignidade humana: fundamentos teóricos, epistêmicos e políticos. Momento - Diálogos em Educação, v. 31, n. 01, p. 116-134, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13660. Acesso em: 2 fev. 2023.

SOUZA, J. H. As implicações do sexismo benévolo na afirmação de estereótipos femininos. Cadernos de Gênero e Diversidade, v. 2, n. 1, p. 5-10, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/16529/13006. Acesso em: 1 fev. 2023.

VARGAS CARNEIRO, L. A.; BRIDI, F. R. S. Políticas públicas de ensino superior no Brasil: um olhar sobre o acesso e a inclusão social. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 146–158, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12059/8802. Acesso em: 1 fev. 2023.

ZARBATO, J. A. M.; MARTINS, L. S. Ensino superior e o empoderamento feminino: Percursos possíveis em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 2, p. 1132–1149, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16985. Acesso em: 1 fev. 2023.

Publicado

18/12/2023

Como Citar

SILVA JÚNIOR, J. R. da; CARDOSO, F. da S.; CARVALHO, M. de F. Universidade e relações de gênero: Narrativas sobre feminilidades e masculinidades na Educação Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023138, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17700. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17700. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos