Universidade e relações de gênero

Narrativas sobre feminilidades e masculinidades na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17700

Palavras-chave:

Universidade, Gênero, Ensino superior, Feminilidades, Masculinidades

Resumo

O presente estudo problematiza as relações de gênero no Ensino Superior a partir das dicotomias entre feminilidades e masculinidades. De abordagem qualitativa, a produção das narrativas ocorreu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas em três cursos de graduação da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina: Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura Plena em Matemática e Bacharelado em Enfermagem. Em linhas gerais, a produção de dados da pesquisa aponta para as dissonâncias e os processos de exclusão que atravessam o cotidiano institucional, o fazer docente e os currículos dos cursos estudados, no que concerne à manutenção de práticas marcadas pelo sexismo, binarismos e padrões heteronormativas na universidade. A Educação Superior, conforme as narrativas analisadas, reproduz iniquidades de gênero que têm nos modelos de feminilidade e masculinidade hegemônicos o fundamento para a manutenção de discursos e mecanismos de poder que repercutem, sobretudo, nas experiências e processos formativos de mulheres e pessoas LGBTQIAP+.

 

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Biografia do Autor

José Raimundo da Silva Júnior, Universidade de Pernambucoil

Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE).

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Docente do Departamento de Direito (UPE) e do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE). Doutorado em Direito (PUC-Rio).

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Design e Comunicação (UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (UFPE). Doutorado em Sciences Sociales (UNRD, França).

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Publicado

18/12/2023

Como Citar

SILVA JÚNIOR, J. R. da; CARDOSO, F. da S.; CARVALHO, M. de F. Universidade e relações de gênero: Narrativas sobre feminilidades e masculinidades na Educação Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023138, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17700. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17700. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos