Tradução e adaptação cultural do Cuestionario Sobre Formación Continuada del Profesorado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17867

Palavras-chave:

Questionário, Tradução e adaptação cultural, Necessidades de formação docente, Professores

Resumo

Objetiva-se realizar a tradução e adaptação cultural do Cuestionario Sobre Formación Continuada del Profesorado para o português de Brasil; efetivar uma retrotradução do instrumento para o espanhol de Hispano-América; efetuar a validação empírica do instrumento. Trata-se de uma pesquisa metodológica. Foi realizada em quatro etapas: tradução, síntese, retrotradução, comitê de juízes e pré-teste. O pré-teste foi realizado com a participação de 45 professores do ensino médio. O Alfa Cronbach do questionário foi de 0,940. A Analise Fatorial resultou no agrupamento das 46 perguntas do instrumento em 10 fatores. A tradução e adaptação cultural do instrumento tem sido de alta qualidade. Foi verificada a coerência interna do instrumento, por meio do Alfa de Cronbach. A Análise Fatorial (AF) evidenciou que há uma dimensão subjacente em cada um desses fatores. A disponibilização do instrumento para a comunidade acadêmica é de grande ajuda para pesquisas futuras neste campo.

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Biografia do Autor

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba

Professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Coordenador da Comissão de Implantação do Programa de Pós-graduação em Educação no Centro Universitário de Patos de Minas.

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba

Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

Ángel Doroncele Acosta, Universidad San Ignacio de Loyola

Professor-pesquisador do Mestrado em Educação.

Patricia Medina Zuta, Universidad San Ignacio de Loyola

Professora-pesquisadora do Mestrado em Educação.

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Publicado

09/11/2023

Como Citar

FERNÁNDEZ AQUINO, O.; RODRIGUES, A.; RIBEIRO RESENDE, M.; DORONCELE ACOSTA, Ángel; MEDINA ZUTA, P. Tradução e adaptação cultural do Cuestionario Sobre Formación Continuada del Profesorado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023104, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17867. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17867. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas