Recursos criadores mobilizados no faz de conta de crianças com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17937

Palavras-chave:

Imaginação, Deficiência Intelectual, Brincar

Resumo

Este estudo investiga a brincadeira de crianças com deficiência intelectual, a partir da Teoria Histórico-Cultural, com objetivo de problematizar a representação dos papéis, o uso substitutivo dos objetos de apoio e a participação dos recursos corporais no brincar. Por meio da pesquisa microgenética, com análise de um episódio de faz de conta, ocorrido em uma escola pública brasileira, verificou-se que a brincadeira dos participantes envolveu assunção de personagens e simbolização dos objetos para composição de cenários fictícios. Esse dado aponta que esse público possui funcionamento imaginativo complexo, porém marcado por especificidades que merecem ser investigadas.

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Biografia do Autor

Fabrício Santos Dias de Abreu, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor. Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília

Professora do Instituto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unicamp). Doutora em Educação (Unicamp) e Pós-doutorado em Psicologia Social (PUC-SP). Bolsista Produtividade do CNPq.

Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora Aposentada. Doutorado em Psicologia (UnB).

Fabiana Luzia de Rezende Mendonça, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora. Doutorado em Psicologia (UnB).

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

ABREU, F. S. D. de; SILVA, D. N. H.; COSTA, M. T. M. de S.; MENDONÇA, F. L. de R. Recursos criadores mobilizados no faz de conta de crianças com deficiência intelectual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023160, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17937. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17937. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos