As emoções do professor e a autoeficácia docente

Uma investigação quantitativa no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17978

Palavras-chave:

Emoções, Autoeficácia, Professor

Resumo

O presente estudo teve por objetivo examinar o efeito das emoções alegria, amor, orgulho, raiva, exaustão, desesperança, nas seis dimensões da autoeficácia relacionadas a diferentes tarefas da docência (adaptação do ensino às necessidades individuais dos alunos, ensino, motivação dos discentes, manutenção da disciplina dos alunos, cooperação com os colegas e os pais dos discentes, e formas de lidar com as mudanças). Participaram do estudo 1263 professores do ensino fundamental e médio. Os resultados obtidos mostram que as emoções discretas experimentadas pelo professor têm efeitos distintos nas diversas dimensões da autoeficácia docente. São discutidas implicações do estudo para a escola, em particular o papel dos gestores na criação de condições que favoreçam uma formação de professores direcionada para dimensões específicas da atividade docente, e na construção de relações com os professores que favoreçam a experiência de emoções com valência positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Marta de Almeida, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutoranda em Educação na especialidade Psicologia da Educação (IE-ULisboa). Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT (SFRH/BD/145367/2019).

Sofia Freire, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa). Doutora em Educação (ULisboa).

Referências

ALMEIDA, C. M.; FREIRE, S. Adaptação cultural de um instrumento para avaliar as emoções do professor (TEQ). Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 285-302, 2021. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/20687. Acesso em: 25 jan. 2023.

ALMEIDA, C. M.; FREIRE, S. A relação entre as emoções do professor e a autoeficácia docente: uma revisão sistemática. Práxis Educacional, [S. l.], v. 19, n. 50, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11511. Acesso em: 25 mar. 2023.

AVANZI, L.; MIGLIORETTI, M.; VELASCO, V., BALDUCCI, C.; VECCHIO, L.; FRACCAROLI, F.; SKAALVIK, E. M. Cross-validation of the norwegian teacher's self-efficacy scale (NTSES). Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 31, p. 69-78, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2013.01.002. Acesso em: 20 maio 2021.

BACH, A.; HAGENAUER, G. Joy, anger, and anxiety during the teaching practicum: how are these emotions related to dimensions of pre-service teachers’ self-efficacy? Zeitschrift für Bildungsforschung, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 295-311, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s35834-022-00343-9. Acesso em: 25 jan. 2023.

BANDURA, A. Self-efficacy: the exercise of control. New York: Freeman and Company, 1997.

BYRNE, B. M. A primer of LISREL: Basic applications and programming for confirmatory factor analytic models. [S. l.]: Springer Science & Business Media, 2012.

BURIĆ, I.; FRENZEL, A. C. Teacher anger: new empirical insights using a multi-method approach. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 86, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X18322327. Acesso em: 30 jan. 2022.

BURIĆ, I.; MACUKA, I. Self-efficacy, emotions and work engagement among teachers: a two wave cross-lagged analysis. J Happiness Stud, [S. l.], v. 19, p. 1917-1933, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10902-017-9903-9. Acesso em: 30 jan. 2022.

BURIĆ, I.; SLIŠKOVIĆ, A.; MACUKA, I. A mixed-method approach to the assessment of teachers’ emotions: development and validation of the Teacher Emotion Questionnaire, Educational Psychology, [S. l.], v. 38, n. 3, p. 325-349, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01443410.2017.1382682. Acesso em: 20 jan. 2021.

BURIĆ, I.; SLIŠKOVIĆ, A; PENEZIĆ, Z. Understanding teacher well-being: a cross-lagged analysis of burnout, negative student-related emotions, psychopathological symptoms, and resilience, Educational Psychology, [S. l.], v. 39, n. 9, p. 1136-1155, 2019. DOI: 10.1080/01443410.2019.1577952. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01443410.2019.1577952. Acesso em: 30 maio 2022.

BURIĆ, I.; SLIŠKOVIĆ, A.; SORIĆ, I. Teachers' emotions and self-efficacy: a test of reciprocal relations. Frontiers in psychology, [S. l.], v. 11, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2020.01650/full. Acesso em: 30 maio 2022.

CASANOVA, D. C. G.; AZZI, R, G. Análise sobre variáveis explicativas da autoeficácia docente. Educar em Revista, [S. l.], v. 58, p. 237-252, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.43236. Acesso em: 20 jan. 2022.

CHEN, J. High efficacious, positive teachers achieve better: examining the relationship between teacher efficacy, emotions, and their practicum performance. The Asia-Pacific Education Researcher, [S. l.], v. 28 n. 4, p. 327-337, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40299-018-0427-9. Acesso em: 10 jul. 2021.

CHEN, J. Refining the teacher emotion model: evidence from a review of literature published between 1985 and 2019. Cambridge Journal of Education, [S. l.], v. 51, n. 3, p. 327-357, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0305764X.2020.1831440. Acesso em: 20 jan. 2021.

COSTA, I. A. R.; JOVANOVICH, J. O.; OLIVEIRA, M. R. F. de; SILVA, A. S. Condições do trabalho docente na educação infantil: uma análise crítica em tempos pandêmicos na cidade de Londrina/PR. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 0981-0994, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16320. Acesso em: 20 mar. 2023.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 3. ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2009.

DEVELLIS, R. F. Scale development: theory and applications. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1991.

FACKLER, S.; MALMBERG, L. E.; SAMMONS, P. An international perspective on teacher self-efficacy: personal, structural and environmental factors. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 99, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103255. Acesso em: 20 out. 2023.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed. Porte Alegre: Artmed, 2009.

FRENZEL, A. C. Teacher emotions. In: PEKRUN, R.; LINNENBRINK-GARCIA, L. (ed.). International Handbook of Emotions in Education. New York: Routledge, 2014.

FRENZEL, A. C.; DANIELS, L.; BURIĆ, I. Teacher emotions in the classroom and their implications for students. Educational Psychologist, [S. l.], v. 56, n. 4, p. 250-264, 2021. Disponivel em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00461520.2021.1985501. Acessso em: 20 mar. 2023.

FRENZEL, A. C.; PEKRUN, R.; GOETZ, T.; DANIELS, L. M.; TRACY, D. L.; BECKER-KURZ, B.; KLASSEN, R. M. Measuring teachers’ enjoyment, anger, and anxiety: the teacher emotions scales (TES). Contemporary Educational Psychology, [S. l.], v. 46, p. 148-163, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2016.05.003. Acesso em: 20 fev. 2021.

HAIR, J. F. JR.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E. Multivariate data analysis. 7. ed. Saddle River: Prentice Hall, 2009.

HONG, J.; HEDDY, B.; RUAN, J.; YOU, S.; KAMBARA, H.; NIE, Y.; MONOBE, G. Revising and validating achievement emotions questionnaire – teachers (AEQ-T). International Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 5, n.1, p. 80-107, 2016. Disponível em: https://hipatiapress.com/hpjournals/index.php/ijep/article/view/1395/pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.

HUANG, S. A. Review of the Relationship Between EFL Teachers' Academic Buoyancy, Ambiguity Tolerance, and Hopelessness. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 13, p. 1-5, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.831258. Acesso em: 20 out. 2020.

IAOCHITE, R.T. Auto-eficácia de docentes de educação física. 2007. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/407613. Acesso em: 20 fev. 2022.

IZARD, C. E.; ACKERMAN, B. P. Organizational and motivational functions of discrete emotions. In: LEWIS, J. M.; HAVILAND-JONES, J. M. (ed.). Handbook of emotions. New York: Guilford, 1993. p. 253-264.

JASP Team. JASP. Version 0.16.3. 2022. Disponível em https://jasp-stats.org. Acesso em: 20 fev. 2022.

LEE, M.; VAN VLACK, S. Teachers’ emotional labour, discrete emotions, and classroom management self-efficacy. Educational Psychology, [S. l.], v. 38, n. 5, p. 669-686, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01443410.2017.1399199. Acesso em: 30 maio 2022.

KRING, A. M. Gender and anger. In: FISCHER, A. H. (ed.). Gender and emotion: social psychological perspectives. New York: Cambridge University Press, 2000.

LENCH, H. C.; FLORES, S. A.; BENCH, S. W. Discrete emotions predict changes in cognition, judgment, experience, behavior, and physiology: a meta-analysis of experimental emotion elicitations. Psychological Bulletin, [S. l.], v. 137, n. 5, 834-855, 2011.

MELLO, L. R. de; BERTAGNA, R. H. Apontamentos iniciais sobre qualidade educacional: resultados do IDEB e fatores socioeconômicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1132-1148, 2016. Disponível em:

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6168. Acesso em: 3 fev. 2023.

NUNNALLY, J. P. Psychometric Theory. New York: McGraw-Hill, 1978.

PAJARES, F. Self-Efficacy Beliefs in Academic Settings. Review of Educational Research, [S. l.], v. 66, n. 4, p. 543-578, 1996.

PEKRUN, R. The Control-Value Theory of Achievement Emotions: Assumptions, Corollaries, and Implications for Educational Research and Practice. Educ Psychol Rev, [S. l.], v. 18, p. 315-341, 2006.

PODSAKOFF, P. M.; MACKENZIE, S. B.; LEE, J. Y.; PODSAKOFF, N. Common method biases in behavioral research: a critical review of the literature and recommended remedies. Journal of applied psychology, [S. l.], v. 88, n. 5, p. 879-903, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/9075176_Common_Method_Biases_in_Behavioral_Research_A_Critical_Review_of_the_Literature_and_Recommended_Remedies. Acesso em: 10 jan. 2022.

OECD. Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A teachers' guide to TALIS 2013: teaching and Learning International Survey. Paris: OECD Publishing, 2014. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1787/9789264216075-en. Acesso em: 10 jan. 2021.

OECD. Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico. TALIS 2018 Results (Volume II): Teachers and School Leaders as Valued Professionals, TALIS. Paris: OECD Publishing, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1787/19cf08df-en. Acesso em: 10 jan. 2021.

RINAS, R.; DRESEL, M.; HEIN, J.; JANKE, S.; DICKHÄUSER, O.; DAUMILLER; M. Exploring university instructors’ achievement goals and discrete. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 11, p. 1-13, Aug. 2020. DOI: 10.3389/fpsyg.2020.01484. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2020.01484/full. Acesso em: 10 jan. 2022.

SABIA, C. P. de P.; SORDI, M. R. L. de. Um olhar para a dimensão infraestrutura como uma das condições objetivas possibilitadoras da qualidade em escolas públicas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 127–152, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13473. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13473. Acesso em: 19 out. 2023.

SCHERER, K. R. What are emotions? And how can they be measured? Social Science Information, [S. l.], v. 44, n. 4, 695-729, 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0539018405058216. Acesso em: 10 jan. 2022.

SCHIRMER, A. Emotion. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2015.

SKAALVIK, E. M.; SKAALVIK, S. Dimensions of teacher self-efficacy and relations with strain factors, perceived collective teacher efficacy, and teacher burnout. Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 99, n. 3, p. 611-625, 2007.

SKAALVIK, E. M.; SKAALVIK, S. Dimensions of teacher burnout: relations with potential stressors at school. Social Psychology of Education, [S. l.], v. 20, p. 775-790, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11218-017-9391-0. Acesso em: 10 jan. 2022.

SLIŠKOVIĆ, A.; BURIĆ, I.; SORIĆ, I. The relations between principal support and work engagement and burnout: Testing the tole of teachers’ emotions and educational level. Work, [S. l.], v. 64, n. 2, p. 203-215, 2019.Disponível: https://doi.org/10.3233/WOR-192987. Acesso em: 10 jan. 2022.

SILVA JÚNIOR, D. I.; FERREIRA, M. C.; VALENTINI, F.; PEREIRA, M. M. Evidências de validade da escala de autoeficácia de professores em amostras brasileiras. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 405-411, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.3.1392. Acesso em: 20 jan. 2021.

STEPHANOU, G.; GKAVRAS, G.; DOULKERIDOU, M. The role of teachers’ self-and collective-efficacy beliefs on their job satisfaction and experienced emotions in school. Psychology, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 268-278, 2013. Disponível em: https://www.scirp.org/html/29237.html. Acesso em: 20 jan. 2021.

STIPEK, D. Context matters: Effects of student characteristics and perceived administrative and parental support on teacher self-efficacy. The Elementary School Journal, [S. l.], v. 112, n. 4, p. 590-606, 2012. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/664489?journalCode=esj. Acesso em: 10 jan. 2022.

SUTTON, R. E.; WHEATLEY, Karl F. Teachers' emotions and teaching: a review of the literature and directions for future research. Educational Psychology Review, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 327-358, 2003. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1026131715856. Acesso em: 20. Out. 2023.

TAXER, J. L.; FRENZEL, A. C. Facets of teachers' emotional lives: a quantitative investigation of teachers' genuine, faked, and hidden emotions. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 49, p. 78-88, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.03.003. Acesso em: 30 maio 2022.

TSCHANNEN-MORAN, M.; WOOLFOLK HOY, A. Teacher Efficacy: The differential antecedents of self-efficacy beliefs of novice and experienced teachers. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 23, p. 944-956, 2007. DOI:10.1016/j.tate.2006.05.003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X06000953. Acesso em: 10 jan. 2023.

UZUNTIRYAKI-KONDAKCI, E.; KIRBULUT, Z. D.; SARICI, E.; OKTAY, O. Emotion regulation as a mediator of the influence of science teacher emotions on teacher efficacy beliefs. Educational Studies, [S. l.], v. 48, n. 5, p. 583-601, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03055698.2020.1793300. Acesso em: 20 out. 2023.

WARE, H.; KITSANTAS, A. Teacher and collective efficacy beliefs as predictors of professional commitment. The Journal of Educational Research, [S. l.], v. 100, n. 5, p. 303-310, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3200/JOER.100.5.303-310. Acesso em: 10 jan. 2022.

WOOLFOLK HOY, A.; SPERO, R. B. Changes in teacher efficacy during the early years of teaching: A comparison of four measures. Teaching and teacher education, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 343-356, 2005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X05000193?casa_token=YVhFSwbqnBwAAAAA:kC2RHjkqjcJizfl9GWaUAChDsoi2b5rpqEe5346qOCiqE77E-8u3fY5jbeNruW7gtxul5NMekyg. Acesso em: 10 jan. 2022.

YURTSEVEN, N. Teacher Emotion Questionnaire: a turkish adaptation, validity, and reliability study, Pegem Journal of Education and Instruction, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 251-282, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14527/pegegog.2020.009. Acesso em: 30 maio 2022.

ZEE, M.; KOOMEN, H. M. Y. Teacher self-efficacy and its effects on classroom processes, student academic adjustment, and teacher well-being. Review of Educational Research, [S. l.], v. 86, n. 4, p. 981-1015, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654315626801. Acesso em: 10 jan. 2022.

ZIMMERMAN, B. J. Self-efficacy: an essential motive to learn. Contemporary Educational Psychology, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 82-91, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1016. Acesso em: 20 fev. 2023.

Publicado

27/03/2024

Como Citar

ALMEIDA, C. M. de; FREIRE, S. As emoções do professor e a autoeficácia docente: Uma investigação quantitativa no contexto brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024041, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17978. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17978. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos