As emoções do professor e a autoeficácia docente

Uma investigação quantitativa no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17978

Palavras-chave:

Emoções, Autoeficácia, Professor

Resumo

O presente estudo teve por objetivo examinar o efeito das emoções alegria, amor, orgulho, raiva, exaustão, desesperança, nas seis dimensões da autoeficácia relacionadas a diferentes tarefas da docência (adaptação do ensino às necessidades individuais dos alunos, ensino, motivação dos discentes, manutenção da disciplina dos alunos, cooperação com os colegas e os pais dos discentes, e formas de lidar com as mudanças). Participaram do estudo 1263 professores do ensino fundamental e médio. Os resultados obtidos mostram que as emoções discretas experimentadas pelo professor têm efeitos distintos nas diversas dimensões da autoeficácia docente. São discutidas implicações do estudo para a escola, em particular o papel dos gestores na criação de condições que favoreçam uma formação de professores direcionada para dimensões específicas da atividade docente, e na construção de relações com os professores que favoreçam a experiência de emoções com valência positiva.

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Biografia do Autor

Camila Marta de Almeida, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutoranda em Educação na especialidade Psicologia da Educação (IE-ULisboa). Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT (SFRH/BD/145367/2019).

Sofia Freire, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa). Doutora em Educação (ULisboa).

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Publicado

27/03/2024

Como Citar

ALMEIDA, C. M. de; FREIRE, S. As emoções do professor e a autoeficácia docente: Uma investigação quantitativa no contexto brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024041, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17978. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17978. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos